Pancadas nas costas passam a anteceder a manobra de Heimlich em adultos, crianças e bebês; atualização reforça importância de cursos de RCP
Marina Roveda Publicado em 27/10/2025, às 17h25
A American Heart Association (AHA), entidade responsável por definir protocolos internacionais de primeiros socorros e reanimação cardiopulmonar (RCP), atualizou, em outubro, suas diretrizes oficiais para atendimentos de emergência, com destaque para as novas orientações em casos de engasgo com obstrução das vias aéreas. As mudanças valem para bebês, crianças e adultos conscientes.
Antes, o procedimento recomendava iniciar diretamente com as compressões abdominais — a conhecida manobra de Heimlich. Agora, o protocolo orienta que a manobra seja precedida por pancadas nas costas, como forma inicial de tentar desobstruir as vias respiratórias.
Protocolos para bebês
Em bebês com menos de um ano, a AHA orienta alternar cinco pancadas nas costas e cinco compressões no peito, utilizando a base da palma da mão, até que o corpo estranho seja expulso ou o bebê perca a consciência.
A recomendação é iniciar o procedimento apenas se houver sinais claros de engasgo — como ausência de choro, tosse ou respiração, mudança de cor ou perda de tônus muscular.
O bebê deve ser colocado de bruços sobre o antebraço, com a cabeça mais baixa que o corpo. Devem ser dadas cinco pancadas firmes entre as escápulas e, em seguida, cinco compressões no centro do peito.
A AHA reforça que não se deve introduzir os dedos na boca se o objeto não estiver visível. Caso o bebê perca a consciência, deve-se iniciar a reanimação com 30 compressões torácicas com os polegares, seguidas de duas ventilações.
Crianças e adultos
Para crianças acima de um ano e adultos, o novo protocolo recomenda verificar se há obstrução total das vias aéreas — ausência de tosse, som ou respiração. Confirmada a obstrução, o socorrista deve posicionar-se atrás da vítima, inclinando-a levemente para frente, e aplicar cinco pancadas firmes nas costas com o calcanhar da mão.
Se o objeto não for expelido, devem ser feitas cinco compressões abdominais (manobra de Heimlich), fechando um punho e posicionando-o logo acima do umbigo e abaixo do osso do peito, comprimindo com força para dentro e para cima.
As pancadas e compressões devem ser alternadas até que o objeto seja expulso ou a vítima perca a consciência. Nesse caso, deve-se iniciar a RCP com compressões torácicas no ritmo de 100 a 120 por minuto.
Treinamento salva vidas
A AHA reforça a importância de que a população receba treinamento em primeiros socorros.
“Sabemos que a RCP de alta qualidade salva vidas. Precisamos de apoio dedicado para garantir que todos que precisem dela a recebam. Isso começa com o aprendizado.
Incentivamos todos a fazerem um curso de RCP para aprender as habilidades e técnicas necessárias para prestar cuidados que salvam vidas”, afirmou o médico Ashish Panchal, presidente voluntário do Comitê Científico de Cuidados Cardiovasculares de Emergência da AHA e professor de medicina de emergência da Universidade Estadual de Ohio.
As novas diretrizes serão publicadas simultaneamente nos periódicos Circulation, da AHA, e Pediatrics, da American Academy of Pediatrics.