Medidas de prevenção para desastres e de combate à Covid seguiram a mesma linha na cidade de SP em 2020, aponta estudo

Um levantamento realizado por pesquisadores do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) mostra que as medidas tomadas para a

Medidas de prevenção para desastres e de combate à Covid seguiram a mesma linha na cidade de SP em 2020, aponta estudo -

Redação Publicado em 20/01/2022, às 00h00 - Atualizado às 07h31

Um levantamento realizado por pesquisadores do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) mostra que as medidas tomadas para a prevenção e o enfrentamento de desastres naturais e de combate à Covid-19 seguiram a mesma linha na cidade de São Paulo: ações foram tomadas somente de forma imediata, não preventiva.

O estudo concluiu também que os municípios brasileiros que mais foram atingidos por desastres naturais também tiveram o maior número de casos de Covid-19 em 2020.

“No começo de 2020 estourou a Covid-19, nisso, começamos a ter uma série de dúvidas sobre como os municípios iram proceder na pandemia. Conforme ela foi avançando, fomos percebendo a existência de uma coincidência: não tinha prevenção e as medidas estavam desordenadas”, afirma a pesquisadora Andrea Young, autora do estudo.

A pesquisadora usou mapas de riscos climáticos da cidade de São Paulo e analisou dados sobre transferências federais e investimentos municipais em redução de riscos e desastres paralelamente à distribuição espacial de casos de Covid-19.

Com isso, o levantamento concluiu que:

.

.

.

.

G1

Saúde SPDIÁRIO DESTAQUE

Leia também