Como a nutrição pode contribuir para a saúde do idoso?

A expectativa de vida ao nascer no Brasil, em 2016, era de 75,8 anos. Um aumento de três meses e 11 dias em relação ao ano anterior, de acordo com Instituto

Como a nutrição pode contribuir para a saúde do idoso? -

Redação Publicado em 08/06/2018, às 00h00 - Atualizado às 09h46

A expectativa de vida ao nascer no Brasil, em 2016, era de 75,8 anos. Um aumento de três meses e 11 dias em relação ao ano anterior, de acordo com Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O envelhecimento é um processo natural, caracterizado por alterações físicas e mentais que requer cuidados específicos com a alimentação, em busca de atender as demandas aumentadas de micro e macronutrientes.

Para isso, os manejos nutricionais são essenciais para evitar a monotonia do cardápio dos idosos, visto que algumas dificuldades limitam sua ingestão alimentar. Confira três alterações e dicas para manter a saúde do idoso e nutrição de forma correta:

1. Inapetência

Uma alteração comum nos idosos é a diminuição do apetite. Esse fator leva à uma dieta monótona, visto que eles acabam consumindo os mesmos alimentos. Para reduzir esse desequilíbrio, alguns ajustes na alimentação são importantes:

2. Dificuldade de mastigação

Quando envelhecemos, nossa mastigação fica prejudicada, não só pela lentidão dos movimentos gástricos, como também pela dentição comumente afetada. É preciso adequar a consistência dos alimentos e ao mesmo tempo trazer opções nutritivas para a rotina do idoso com essa dificuldade.

jornal bom dia jornal bom dia rio preto

Leia também