Botucatu faz vacinação em massa contra a Covid-19 neste domingo

Na pesquisa, toda a população adulta da cidade será imunizada e o objetivo da prefeitura é vacinar 80% do público-alvo já neste primeiro dia de vacinação.

vacinação -

Redação Publicado em 16/05/2021, às 00h00 - Atualizado às 14h19

Cidade foi escolhida para participar de estudo inédito do Ministério da Saúde sobre a eficácia da vacina de Oxford/AstraZeneca e toda a população adulta será imunizada. Objetivo é vacinar 80% do público-alvo neste domingo, com a estrutura das eleições do ano passado.

Moradores de Botucatu (SP) fizeram fila logo cedo neste domingo (16) para receber o imunizante da Oxford/Astrazeneca contra a Covid-19. O município é palco de um estudo inédito do Ministério da Saúde sobre a eficácia da vacina contra cepas do coronavírus.

Na pesquisa, toda a população adulta da cidade será imunizada e o objetivo da prefeitura é vacinar 80% do público-alvo já neste primeiro dia de vacinação.

Para isso, foi montado um esquema que transformou os 45 locais de votação utilizados para as eleições de 2020 em pontos de vacinação.

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, foi até a EMEF Cardoso de Almeida, um dos pontos de aplicação da vacina, por volta das 8h20.

Ele chegou sob gritos de “Fora, Bolsonaro” de um grupo de manifestantes que estavam concentrados na prefeitura – em frente ao colégio.

Para marcar o início da imunização, Queiroga aplicou a vacina de Oxford/AstraZeneca na aposentada Suze Helena Crespam, de 58 anos.

Moradores fazem protesto contra o Bolsonaro durante a vacinação em Botucatu

80 mil doses

As 80 mil doses da vacina de Oxford/AstraZeneca que serão utilizadas para a vacinação em massa chegaram à cidade no inicio da tarde desta quinta-feira (13).

Elas saíram de um galpão do Ministério da Saúde, em Guarulhos, e o caminhão foi escoltado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) até a Secretaria de Saúde da cidade.

Botucatu recebe 80 mil doses da Oxford/AstraZeneca para vacinação em massa neste domingo — Foto: Gabriela Prado/TV TEM

Os imunizantes ficaram armazenados em refrigeradores com temperaturas entre 2 ºC e 8 ºC, e a Guarda Municipal e a Polícia Militar fizeram a segurança das vacinas 24 horas por dia.

As Forças de Segurança de Botucatu também montaram um esquema para o dia da ação, e todo o efetivo dos policiais civis, militares e GCMs está nas ruas neste domingo (16). Segundo a polícia, se alguém apresentar documento falso para tomar vacina será responsabilizado criminalmente e, dependendo da situação, pode ser preso em flagrante.

Os universitários que moram na cidade, mas não têm comprovante de endereço em seu nome, serão imunizados em uma ação exclusiva que ainda não tem data definida.

Como vai funcionar

A ação de vacinação deste domingo (16) tem o apoio da Justiça Eleitoral, da OAB Botucatu e do Ministério Público. Além disso, 2,5 mil voluntários se cadastraram para ajudar na organização do evento.

Aqueles que tiverem comprovante de endereço e cadastro eleitoral válido (título de eleitor) vão poder receber a vacina no mesmo local em que votaram na última eleição (mesma escola e mesma seção eleitoral). Ao todo, são 45 pontos de votação cadastrados na Justiça Eleitoral.

Já as pessoas que não têm título de eleitor em Botucatu, mas têm comprovante de endereço na cidade, vão ser vacinadas em quatro ginásios da cidade:

A vacinação será realizada em horários diferentes para cada grupo com o intuito de evitar aglomerações e a prefeitura orienta que todos compareçam aos pontos de vacinação sem acompanhantes.

Às 6h, as doses vão sair da Secretaria de Saúde de Botucatu e serão distribuídas nos locais de vacinação. A partir das 7h, começa a imunização dos 2,5 mil voluntários e, às 8h, do público em geral:

O que precisa fazer/levar

Quem não deve tomar vacina neste domingo

Essas pessoas devem se cadastrar no site Vacina Já até o dia 16 de maio (clicar no botão “população geral”, inserir o código de segurança e preencher o cadastro); e também se cadastrar no “pré-cadastro vacinal” da prefeitura (clicar no banner da vacinação em massa e preencher o cadastro).

No dia 17 de maio, a prefeitura vai informar essas pessoas sobre o procedimento que deverão fazer para serem imunizados entre os dias 18 e 22 de maio.

.

.

.

Fonte: G1 – Globo.

Saúde COVID-19

Leia também