Prefeitura de SP faz busca ativa por população de rua para aplicar dose de reforço da vacina contra Covid nesta quarta

A Prefeitura de São Paulo fará nesta quarta-feira (1) um trabalho de busca ativa para sensibilizar pessoas em situação de rua a tomar a segunda dose da vacina

Prefeitura de SP faz busca ativa por população de rua para aplicar dose de reforço da vacina contra Covid nesta quarta -

Redação Publicado em 01/12/2021, às 00h00 - Atualizado às 07h45

A Prefeitura de São Paulo fará nesta quarta-feira (1) um trabalho de busca ativa para sensibilizar pessoas em situação de rua a tomar a segunda dose da vacina contra Covid-19 com acompanhamento até os postos de saúde.

A ação acontecerá no Núcleo de Convivência São Martinho, localizado no Belenzinho, no Centro da capital, e contará com as presenças do secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, e do padre Júlio Lancellotti, que atua com esta população no Centro de São Paulo.

O trabalho será realizado por equipes do Consultório na Rua, com orientações e informações para aqueles que ainda não foram vacinados ou que necessitam da dose de reforço.

Até a última sexta-feira (26), foram aplicadas 42.618 doses de vacina contra Covid em pessoas em situação de rua. Deste total, 20.360 como primeiras doses; 15.748 segundas doses; 5.850 doses únicas; e 660 doses adicionais.

Desde esta terça-feira (30), as pessoas que receberam a dose do imunizante da Janssen há pelo menos dois meses podem se vacinar com a Pfizer.

Em junho, a prefeitura decidiu destinar para este público 14 mil doses da vacina da Janssen, que até então tinha como protocolo uma única dose e não estava previsto o reforço. Na última quinta (25), porém, o Ministério da Saúde mudou a recomendação: a partir de agora, quem for imunizado com a Janssen deve receber uma dose adicional entre 2 e 6 meses após a primeira aplicação.

Também estão sendo aplicadas a primeira dose (D1), a segunda dose (D2) e a dose adicional/de reforço (DA) para pessoas elegíveis (veja abaixo).

Estarão em funcionamento para aplicar primeiras doses, segundas doses e doses adicionais nesta quarta todos os postos de imunização contra Covid-19 da cidade: 469 Unidades Básicas de Saúde (UBSs); megapostos com acesso a pedestres, postos que funcionam exclusivamente em sistema drive-thru e a rede de farmácias parceiras. A vacina também está disponível em 82 AMAs/UBSs Integradas, unidades do Serviço de Atenção Especializada (SAE) e nos Centros de Saúde. (Veja a lista completa dos endereços.

Pelo Filômetro, é possível acompanhar a situação de espera nos postos que estão em funcionamento na cidade. Na página também é possível conferir quais vacinas estão disponíveis para aplicação de segunda dose em cada unidade.

Até esta terça, foram aplicadas 21.724.128 doses de vacinas contra Covid na cidade de São Paulo, sendo 10.603.478 primeiras doses, 9.483.273 segundas doses, 328.439 doses únicas e 1.308.938 doses adicionais.

Já entre adolescentes de 12 a 17 anos, foram aplicadas 904.599 primeiras doses e 504.077 da segunda dose.

Quem pode se vacinar contra Covid na capital

politica COVID SPDIÁRIO DESTAQUE

Leia também