Haddad discute plano ambicioso para renovar carros antigos utilizando o fundo bilionário das petroleiras

Programa está sendo discutido juntamente com o vice-presidente Geraldo Alckmin

Fernando Haddad. - Imagem: Divulgação / Instituto Lula

Marina Roveda Publicado em 05/04/2023, às 08h51

O Ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), revela plano ambicioso para renovar frota de carros antigos com fundo bilionário das petroleiras. Em reunião com o vice-presidente e titular do MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços), Geraldo Alckmin (PSB), Haddad propôs a criação de um programa que retiraria de circulação carros muito velhos mediante indenização, para que a frota seja renovada em prol do meio ambiente. O dinheiro para o programa já está reservado e seria retirado de um fundo das petroleiras.

“Vim tratar com o vice-presidente da possibilidade de estabelecer um programa que usa um fundo das petroleiras e dedicar esse fundo à transição ecológica por meio da transição de frota de carros muito velhos, que precisam ser retirados de circulação mediante indenização para que a frota seja renovada em proveito do meio-ambiente”, declarou em entrevista a jornalistas.

Embora a discussão sobre o tema ainda seja classificada como "embrionária", a equipe econômica está confiante de que o plano será implementado em breve. 

Em dezembro de 2022, o governo Bolsonaro já havia lançado o programa Renovar, que visava a retirada de circulação de veículos que não atendem aos parâmetros técnicos de rodagem ou que têm mais de 30 anos de fabricação.

GERALDO ALCKMIN FERNANDO HADDAD PETROLEIRAS RENOVAÇÃO DE CARROS ANTIGOS RESTAURAÇÃO DE CARROS ANTIGOS

Leia também