Norte

Estado do Amazonas pode estar passando pela pior seca dos últimos anos

O fenômeno tem isolado comunidades e encalhado embarcações

O fenômeno tem isolado comunidades e encalhado embarcações - Imagem: Reprodução / Roney Elias / Rede Amazônica

Gabriela Thier Publicado em 17/07/2024, às 15h41

O período de seca no estado do Amazonas, região Norte do país, chegou mais cedo este ano, afetando cerca de 20 dos 62 municípios e com previsões de ser pior do que o ocorrido em 2023, que foi registrado como a maior seca da história do estado.

A seca no estado acaba resultando no isolamento de comunidades e dificultando a chegada de recursos, uma vez que o transporte depende fortemente dos rios na região e muitas embarcações acabam encalhadas com as secas.

Somente na capital Manaus, o Rio Negro, um dos principais da região, sofreu uma baixa de 54 centimetros apenas no mês de julho. O rio está atualmente próximo dos 20 metros, quase 10 cm abaixo do mesmo período do ano passado.

A possível explicação para as secas no Norte podem ter uma relação com as enchentes no Sul. Além da ação humana na natureza, os fenômenos do El Niño e La Niña contribuem para os climas extremos nas regiões. Com o fim do El Niño trazendo enchentes para o Sul e seca para o Norte, a previsão é que o fenômeno contrário, La Niña, possa acontecer, trazendo estiagem para o Sul e seca para o Norte.

SECA AMAZONAS DESASTRE NATURAL MANAUS REGIÃO NORTE El Niño

Leia também