Ex-deputado afirmou que pretende arcar com os R$ 2,2 mil cobrados pela Justiça para evitar que Luan Araújo cumpra pena em regime aberto
Redação Publicado em 07/06/2026, às 19h11 - Atualizado às 19h45
O vereador de Cotia e ex-deputado federal Alexandre Frota (PDT) anunciou que pretende pagar a multa imposta ao jornalista Luan Araújo para evitar que ele cumpra pena de prisão em regime aberto. A decisão judicial foi tomada após o não pagamento de uma condenação por difamação contra a ex-deputada federal Carla Zambelli (PL).
Segundo o processo, Araújo foi condenado por declarações publicadas em um texto na internet, no qual criticava a atuação política de Zambelli e a associava a grupos de extrema direita. Entre os trechos questionados, o jornalista afirmou que a então parlamentar integrava uma corrente política “mesquinha” e “mercadora da morte”.
A condenação ganhou repercussão porque o texto fazia referência a um episódio ocorrido em outubro de 2022, na véspera do segundo turno das eleições presidenciais. Na ocasião, Zambelli perseguiu Araújo pelas ruas da capital paulista empunhando uma arma de fogo. O caso resultou posteriormente na condenação da ex-deputada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) pelos crimes de porte ilegal de arma e constrangimento ilegal com emprego de arma de fogo.
A defesa de Araújo informou que irá recorrer da decisão. O advogado Renan Bohus afirmou que o jornalista enfrenta dificuldades financeiras e que já apresentou à Justiça um pedido para parcelar a quantia devida. Segundo ele, a medida busca adequar o cumprimento da condenação à condição econômica do cliente.
Paralelamente, Zambelli segue no centro de processos judiciais na Itália. A ex-parlamentar deixou a prisão após a anulação de um pedido de extradição relacionado ao caso de invasão do sistema do CNJ. No entanto, ainda há uma segunda solicitação em análise pelas autoridades italianas, desta vez referente à condenação pelo episódio envolvendo o porte de arma e a perseguição a Luan Araújo.