AMERICANAS

Ex-diretora da Americanas retorna ao Brasil após revogação de prisão

Anna Saicali se entrega à Justiça em Lisboa e embarca de volta ao Brasil em parceria com a Interpol

Anna Christina Ramos Saicali, ex-diretora do grupo Americanas - Imagem: Reprodução / Vinicius Loures / Câmara dos Deputados

Sabrina Oliveira Publicado em 01/07/2024, às 10h45

Anna Christina Ramos Saicali, ex-diretora do grupo Americanas e uma das principais figuras envolvidas no esquema de fraudes fiscais nos balanços da empresa, está a caminho do Brasil após ter sua prisão revogada. No último domingo, Saicali se entregou à Justiça em Lisboa, numa operação coordenada com a Interpol, e embarcou rumo ao Brasil, onde será recebida pela Polícia Federal.

De acordo com a apuração do programa Fantástico, Anna Saicali deixou o Brasil em direção a Portugal no dia 15 de junho, conforme registrado pelas câmeras de segurança do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro. Em uma decisão judicial recente, foi determinado que, ao retornar, Saicali não ficará detida, mas terá seu passaporte retido e será proibida de deixar o país.

A Polícia Federal cumpriu nesta semana 15 mandados de busca e apreensão nas residências de ex-diretores da Americanas. A Justiça decretou a prisão preventiva dos principais envolvidos no esquema que inflacionava os resultados financeiros da empresa, beneficiando executivos com prêmios milionários. Dois ex-diretores realizaram delação premiada, fornecendo conversas e documentos que comprovaram a existência de dois balanços financeiros: um real e outro fictício, este último utilizado para a distribuição dos bônus.

Miguel Gutierrez, ex-CEO da companhia e apontado como o principal beneficiado pelo esquema, foi preso em Madri na última sexta-feira, onde reside. Solto no dia seguinte, Gutierrez não retornará ao Brasil, mas deverá se apresentar à Justiça espanhola a cada duas semanas.

rio de janeiro brasil AMERICANAS Polícia Federal

Leia também