Apreensão de drogas

Em vídeo, mergulhadores encontram 95 kg de cocaína em navio em SP; veja

Os 64 tabletes de cocaína foram retirados na madrugada desta quarta-feira (17)

Em vídeo, mergulhadores encontram 95 kg de cocaína em navio em SP; veja - Imagem: reprodução UOL

Vitória Tedeschi Publicado em 17/08/2022, às 18h55

A Polícia Federal, em ação conjunta com o COE (Comando de Operações Especiais) da Polícia Militar de São Paulo e a Receita Federal, retirou na madrugada desta quarta-feira (17) 95 kg de cocaína que estavam escondidos no casco de um navio no Porto de Santos, no litoral paulista.

Segundo as corporações envolvidas, a carga ilegal iria para a Itália, mas precisou ancorar após avarias, consequência das ventanias da última semana. Antes de seguir viagem, no entanto, a PF recebeu informações sobre a possibilidade de tráfico de drogas na embarcação. A corporação deu a ordem de atracar o navio no local para vistoria.

Foi quando, como o apoio dos mergulhadores do COE, as equipes da PM e da PF foram realizar a inspeção. A operação foi complexa, e foi preciso realizar seis mergulhos em pontos em que a droga estaria escondida.

Foram retirados 64 tabletes de cocaína do sea chest do navio, compartimento localizado no casco, abaixo da linha de flutuação, destinado ao suprimento de água do mar para resfriamento e outras funções. Foi instaurado inquérito pela PF e a droga foi apreendida.

Assista:

Outro caso de tráfico de drogas no Porto de Santos:

Em 2020, mais de uma tonelada de cocaína foi apreendida no Porto de Santos, em São Paulo. A operação foi feita em conjunto pela Polícia Federal e a Receita nos contêineres de exportação para a Europa.

Os agentes interceptaram pelo menos 478 quilos da droga numa carga de madeira com destino ao porto de Antuérpia, na Bélgica. Numa segunda fiscalização, a PF ainda encontrou outros 635 quilos de cocaína escondidos numa carga de grafite com destino ao porto de Roterdã, na Holanda.

A tendência de alta nas apreensões de cocaína ocorre desde o ano passado, quando o Brasil registrou recorde de 75 toneladas interceptadas, entre janeiro até o começo de dezembro, 56% mais do que em 2019, segundo levantamento da Polícia Federal (PF). Em relação a 2012, primeiro registro da série histórica, o salto foi ainda maior, de 275%.

Leia mais aqui.

Santos NAVIO São Paulo COCAÍNA apreensão de drogas mergulhadores

Leia também