Conselho Tutelar pede adoção em medida de emergência de bebê encontrado em mochila com bilhete

O Conselho Tutelar de Penápolis (SP) pediu nesta segunda-feira (11) à Justiça para que a bebê recém-nascida encontrada dentro de uma mochila no bairro

Conselho Tutelar pede adoção em medida de emergência de bebê encontrado em mochila com bilhete -

Redação Publicado em 11/09/2017, às 00h00 - Atualizado às 21h51

O Conselho Tutelar de Penápolis (SP) pediu nesta segunda-feira (11) à Justiça para que a bebê recém-nascida encontrada dentro de uma mochila no bairro Pereirinha fosse colocada para adoção em medida de emergência. A criança foi encontrada em frente a uma casa na manhã desta segunda-feira.

Para o Conselho Tutelar, a intenção é de que a criança já saia da ala de pediatria da Santa Casa, onde está internada, direto para uma família. A coordenadora do Conselho Tutelar de Penápolis, Aline Rall, já enviou para a promotoria da Infância e Juventude um relatório do caso.

“Entramos em contato com o Ministério Público e encaminhamos um relatório pedindo com emergência que ela seja encaminhada para uma família. O juiz deve acionar o cadastro nacional de adoções. Pedimos urgência para que ela saia direto da Santa Casa para uma família. Caso isso não aconteça, a criança vai para uma casa de abrigo e aguardará a decisão”, afirma a coordenadora.

Segundo ela, a criança deve ficar na Santa Casa internada até quarta-feira (13). A polícia também abriu um inquérito para apurar o caso e tentar localizar a mãe que teria abandonado a criança.

“Fizemos um boletim de ocorrência de abandono de recém-nascido. Os investigadores fazem buscas para ver se alguém viu alguma coisa, se tem alguma pista, para identificar a autora do crime, que prevê uma pena de seis meses a dois anos de prisão”, afirma a delegada Maria Salete Tondato.

Mochila em que a recém-nascida foi encontrada (Foto: Reprodução/TV TEM)

O caso

Um bebê recém-nascido foi abandonado na manhã desta segunda-feira (11) em uma rua no bairro Pereirinha, em Penápolis. A criança estava dentro de uma mochila e enrolada em um cobertor.

Ela foi deixada na frente de uma casa. Junto com a menina, havia também um bilhete escrito à mão:

“Olá, queria que vocês cuida-se [sic] da minha filha, pois não tenho condições de cuidar dela pois não tenho família e nem uma casa. Ela se chama Yasmin, por favor cuide bem dela.”

De acordo com a polícia, quem encontrou o bebê foi uma mulher que passava pelo local e ouviu choro da criança. A polícia afirma que a recém-nascida ainda estava com o cordão umbilical. A equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada e prestou os primeiros socorros.

O bebê foi levado para o pronto-socorro de Penápolis e, depois, para a ala de pediatria da Santa Casa. Segundo o hospital, a criança passa bem, deve ter nascido de 39 semanas, tem 44 centímetros e pesa 2,3 quilos.

O caso vai ser investigado pela Delegacia da Mulher. A pessoa que deixou a criança no local poderá responder por abandono de incapaz.

Cobertor que estava com a criança encontrada abandonada (Foto: Reprodução/TV TEM)

bom dia catanduva bom dia rio preto jornal bom dia

Leia também