Meteorologia

Ciclone extratropical atinge Santa Catarina; chuvas intensas e ventos fortes causam estragos em várias cidades

As rajadas de vento chegam a 100 km/h e devem durar todo o dia

Defesa Civil informou que quase 30 pessoas estão desabrigadas em todo o Estado - Imagem: Reprodução/Twitter @cacodarosa

Mateus Omena Publicado em 10/08/2022, às 15h15

Um ciclone extratropical vindo do mar atingiu o estado de Santa Catarina nesta quarta-feira (10). A chuva intensa e a ventania causaram alagamentos, deslizamentos de terra e inundações em diversos municípios.

De acordo com a Defesa Civil, o impacto foi maior nas cidades do Litoral Norte, parte do Vale do Itajaí e Grande Florianópolis. As regiões serranas e o Sul do estado também tiveram estragos provocados pela tempestade. As rajadas de vento chegam a 100 km/h e devem durar todo o dia. O acúmulo de chuva em algumas regiões pode chegar a 250 milímetros.

O órgão também informou que, até as 12h, 27 pessoas estavam desalojadas e desabrigadas em todo o Estado. Foram notificadas ocorrências relacionadas às chuvas em 31 municípios.

O ciclone extratropical que atinge o nosso estado de Santa Catarina continua causando danos.

Nesse flagrante é possível ver a placa do Fort Atacadista não aguentando os fortes ventos e desabando. Por um milagre um carro não é atingido.

Que Deus proteja e guarde o nosso povo! 🙏🏻 pic.twitter.com/VNufKGTPaR

— Paulo Filippus (@paulofilippus) August 10, 2022

O Corpo de Bombeiros Militar registrou 93 ocorrências relacionadas às chuvas até o início da tarde desta quarta-feira (10). A corporação registrou ao menos sete desabrigados, cinco desalojados e quatro pessoas que necessitam de atendimento.

Gente mds olha isso
Tendo ciclone em Santa Catarina aqui onde eu moro pic.twitter.com/cqxumOVB13

— Mikeeh (@Mikeehw) August 10, 2022


Ciclone fora do comum

Segundo o site MetSul, um ciclone extratropical surge pela formação de tempestades e fortes rajadas de vento. O fenômeno meteorológico é definido como um sistema de baixa pressão atmosférica de escala sinótica que ocorre nas regiões de latitudes médias.

Esse tipo de ciclone não costuma ser formado em regiões tropicais, por isso ele é chamado de “extratropical”.

Os sistemas extratropicais são normais no litoral da Argentina e na foz do Rio de Prata, algumas vezes surgindo da costa do estado do Rio Grande do Sul. No entanto, a formação de um ciclone em Santa Catarina indica um efeito climático fora do comum, já que as aparições ocorrem em um posição mais ao sul, em vez do norte.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também emitiu um alerta de que os ventos fortes devem atingir o estado de São Paulo, especialmente nas regiões litorâneas.

Por outro lado, foram emitidos avisos de grande perigo para o Rio Grande do Sul e Paraná, que devem receber chuvas e ventos intensos ao longo do dia.

Santa Catarina CHUVAS TEMPESTADE ENCHENTE CICLONE Deslizamentos INUNDAÇÃO

Leia também