Transporte Público

SP inicia processo para construção da Linha 16-Violeta do metrô

A nova linha promete criar 9 mil novas vagas de trabalho

Metrô - Imagem: Reprodução / CAF

Sabrina Oliveira Publicado em 28/08/2024, às 13h34

São Paulo deu início ao processo de planejamento para a construção da Linha 16-Violeta do metrô. Nesta semana, a Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI) recebeu a Manifestação de Interesse Privado (Mip) da empresa espanhola Acciona. O investimento estimado para a primeira fase do projeto é de R$ 25 bilhões, com a expectativa de gerar cerca de 9 mil empregos. 

A primeira fase da Linha 16-Violeta deve incluir 16 quilômetros de extensão e 16 estações, ligando a Zona Oeste à Zona Leste da cidade. A previsão é de que o percurso possa ser feito em 30 minutos, reduzindo o tempo de viagem atual em uma hora. Confira o mapa da Linha 16-Violeta:

A análise dos estudos preliminares apresentados pela Acciona está em andamento, e até o final do ano, será aberto um Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), permitindo que outras empresas possam se manifestar para participar da execução da obra. A proposta inicial prevê o uso dos tatuzões que atualmente escavam a Linha 6-Laranja para facilitar a construção.

A Linha 16-Violeta está prevista para integrar-se com outras linhas do metrô paulistano, incluindo a 1-Azul, 2-Verde, 4-Amarela, 6-Laranja, 10-Turquesa e a futura Linha 19-Celeste. Além de sua importância para o transporte urbano, a nova linha terá proximidade com importantes parques da cidade, como o Ibirapuera, Aclimação e Independência.

TRANSPORTE PÚBLICO São Paulo metrô notícias de sp

Leia também