Calor

SP bate recorde de calor do ano nesta sexta-feira(22)

Termômetros marcam 34,7ºC no último dia do inverno

SP bate recorde de calor do ano nesta sexta-feira(22) - Imagem: Reprodução Freepik

Lillia Soares Publicado em 22/09/2023, às 19h10

Na tarde desta sexta-feira (22), às vésperas da chegada da primavera, a cidade de São Paulo alcançou sua temperatura máxima do ano, atingindo 34,7°C. É a segunda vez, em menos de uma semana, que esse recorde é superado.

De acordo com o G1, os registros do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicam que este inverno pode ser considerado o mais quente da história da capital paulista. As temperaturas máximas médias estiveram 2,5°C acima do normal para esta estação, assim como as temperaturas mínimas, que apresentaram um desvio de 2,2°C para cima.

Durante este inverno, ocorreram 19 dias com temperaturas superiores a 30°C, sendo 13 deles somente em setembro.

A última vez que a cidade vivenciou um inverno tão quente foi em 2012, quando as temperaturas máximas excederam a média climatológica em 1,9°C.

Devido ao calor intenso, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de onda de calor na segunda-feira (18) para várias regiões do país, incluindo a capital paulista. Hoje, sexta-feira, também foi divulgado um alerta sobre a baixa umidade relativa do ar, que atingiu menos de 30% em várias áreas de São Paulo.

Temperaturas Máximas Históricas em São Paulo

CAPITAL PAULISTA TEMPERATURA Inmet São Paulo Maxima

Leia também