Dia-a-Dia

São Paulo em alerta: risco de incêndios se estende até o fim de semana

O calor e a seca intensificam risco de queimadas em SP

São Paulo em alerta: risco de incêndios se estende até o fim de semana - Imagem: Reprodução/Fotos Públicas

Gabrielly Bento Publicado em 11/09/2024, às 11h34

A cidade de São Paulo e a região metropolitana seguem em alerta máximo devido ao risco elevado de incêndios florestais. As altas temperaturas, que podem chegar a 39°C, combinadas com a baixa umidade do ar, criam condições propícias para a propagação rápida do fogo.

A Defesa Civil estadual prorrogou o alerta até o próximo sábado (14), e recomenda à população redobrar a atenção e seguir as orientações para evitar o início de novos focos de incêndio.

Conforme o UOL, nos últimos dias, o estado de São Paulo tem enfrentado intensos incêndios e a consequente fumaça. Durante os primeiros dez dias de setembro, foram contabilizados 980 focos de incêndio, conforme dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), através do Programa Queimadas.

Esse número representa um aumento de 860% em comparação com o mesmo período do ano anterior, quando foram registrados apenas 102 focos de incêndio nas cidades do estado.

Em comunicado, a administração estadual informou que o gabinete de crise continua ativo na luta contra os incêndios em São Paulo.

fogo Incêndio CIDADE São Paulo incêndios

Leia também