EDUCAÇÃO

São Paulo abre 3,5 mil vagas em cursos gratuitos na área cultural

A Secretaria de Cultura de SP oferece 3,5 mil vagas em cursos gratuitos do programa CultSP Pro

Imagem ilustrativa - Imagem: Reprodução/Freepik

Sabrina Oliveira Publicado em 20/05/2025, às 12h08

A Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do estado de São Paulo lançou uma excelente oportunidade para os interessados em formação na área cultural. O programa CultSP Pro está com inscrições abertas para mais de 3,5 mil vagas em uma variedade de cursos gratuitos. Com mais de 100 opções disponíveis, as aulas serão oferecidas em 33 cidades, abrangendo formatos presenciais, híbridos e online.

Os interessados têm até o dia 1º de junho para se inscrever através do site oficial. É importante destacar que os candidatos devem ter pelo menos 16 anos e o ensino médio completo para poder participar.

Os cursos presenciais cobrem uma ampla gama de tópicos e são realizados em várias localidades. Na capital, os cursos em evidência incluem: Regência de Canto em Coral, Narrativa em Quadrinhos de Ação, além de Criação e Mercado de Webséries e Modelagem Manual em Cerâmica.

Na região metropolitana, o município de São Bernardo do Campo sediará o curso de Ilustração e Aquarela: Técnicas e Processos, enquanto em Santo André, será oferecido o curso sobre Transformando Territórios: Economia Solidária e Empreendedorismo Social.

No interior do estado, os alunos poderão participar dos cursos sobre Fundamentos da Mediação Cultural e Educação em Museus em Olímpia, além do curso focado em Desenvolvimento de Jogos Multiplayer em Jundiaí. O litoral paulista também estará contemplado com a oferta do curso sobre Oportunidades de Carreira no Audiovisual, a ser realizado em São Vicente.

Para aqueles que preferem a modalidade online, estarão disponíveis formações como Gastronomia Responsável - Boas Práticas e Sustentabilidade e também um curso sobre Gestão de Acervos Museológicos.

Marilia Marton, secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, enfatizou a importância do programa:
Com cursos pensados para atender diversas necessidades de artistas, criativos e operadores da cultura em diferentes fases da carreira, o CultPro segue ampliando sua oferta. Reforçamos o compromisso do Governo de SP com a formação e valorização dos profissionais da cultura. Investimos constantemente em capacitação e oportunidades para fazer da cultura um motor ainda mais potente de desenvolvimento no estado".
inscrições CURSOS GASTRONOMIA São Paulo

Leia também