Saúde

Prefeitura oferece testes gratuitos para Infecções Sexualmente Transmissíveis; saiba mais detalhes

Os cuidados são oferecidos nos CTAs espalhados pela cidade, nas sextas e sábados

HIV/Aids, sífilis e hepatites B e C estão entre as principais ISTs - Imagem: Freepik

Mateus Omena Publicado em 13/07/2023, às 16h29

A Prefeitura de São Paulo passa a disponibilizar gratuitamente testes convencionais, testes rápidos e até autotestes para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) como HIV/Aids, sífilis e hepatites B e C.

A iniciativa ocorre a partir desta quinta-feira (13) e é promovida com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Essas doençassão transmitidas por relação sexual desprotegida (oral, vaginal ou anal) com uma pessoa infectada, ou da gestante para a criança durante a gravidez, parto ou amamentação. Segundo especialistas, muitas dessas ISTs são silenciosas e a pessoa pode não perceber os sintomas. Dessa forma, a prevenção e testagem regular são fundamentais.

De acordo a SMS, existem 470 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital e 27 serviços da Rede Municipal Especializada (RME) focados em IST/Aids, onde há testes convencionais de HIV, sífilis, hepatites B e C, além de realizarem o diagnóstico e o tratamento de outras ISTs.

Como fazer os testes rápidos?

Na unidade móvel do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) de São Paulo, projeto da Coordenadoria de IST/Aids da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), os interessados podem fazer testagem rápida gratuita para HIV, sífilis, hepatites B e C, e iniciarem o uso da profilaxia pré-exposição ou pós-exposição (PrEP/PEP) ao HIV.

O CTA é itinerante, deslocando-se a regiões de maior vulnerabilidade na cidade nas sextas-feiras e sábados. Veja neste link os endereços dos equipamentos voltados a IST/Aids na rede municipal.

A localização das UBS e demais equipamentos de saúde pode ser consultada na plataforma Busca Saúde.

Confira as principais ISTs

Saúde HIV SEXO DST INFECÇÕES AIDS UBS São Paulo IST

Leia também