Luan Felipe Alves Pereira, soldado da PM, é acusado de tentativa de homicídio após jogar homem de uma ponte em São Paulo
William Oliveira Publicado em 08/04/2025, às 08h00
A Polícia Civil indiciou o soldado Luan Felipe Alves Pereira, acusado de tentativa de homicídio após arremessar um homem de uma ponte durante uma abordagem em Cidade Ademar, na zona sul de São Paulo, no ano passado. O policial está preso desde 5 de dezembro no Presídio Militar Romão Gomes.
Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), o inquérito está na fase final e deve ser enviado ao Judiciário nos próximos dias, formalizando o indiciamento. Na última segunda-feira (7), a equipe da 2ª Central Especializada de Repressão a Crimes e Ocorrências Diversas (Cerco) ouviu o soldado, que continua detido. Além dele, outros doze policiais foram afastados de funções operacionais. O Inquérito Policial Militar (IPM) já foi concluído e enviado à Justiça Militar. Um procedimento disciplinar ainda está em andamento.
Durante a abordagem, os policiais usavam câmeras corporais, o que ajudou na análise das ações. Além de Luan, seis outros PMs já haviam sido indiciados pela Corregedoria da Polícia Militar por tentativa de homicídio e outros crimes.
Um relatório interno da PM omitiu o fato de que um homem foi jogado da ponte. Os agentes disseram apenas que perseguiam suspeitos em motocicletas até um baile funk, e que a presença policial causou a dispersão do fluxo.
Um dos alvos da operação foi baleado. Ao apresentarem o caso no 26º Distrito Policial (Sacomã), os agentes alegaram que o registro havia sido "dispensado". No entanto, a SSP contradiz essa versão, afirmando que o caso não foi notificado à Polícia Civil.
O caso só foi oficialmente registrado após a divulgação de um vídeo feito por celular, em que um integrante da Ronda Ostensiva com Motocicletas (Rocam) aparece jogando o homem da ponte. A gravação motivou a instauração do inquérito.
A repercussão também levou à abertura de investigação pela Polícia Civil, por meio da Cerco da 2ª Seccional.
Segundo informações do portal Metrópoles, os policiais envolvidos discutiram o ocorrido com advogados em uma reunião nas proximidades da Corregedoria da PM. Parte dessa conversa foi registrada em vídeo.
As imagens mostram quatro PMs acompanhados por três advogados em uma calçada. Um dos agentes, de costas para a câmera, descreve a perseguição que terminou com o homem sendo lançado da ponte.
A vítima, Marcelo Barbosa Amaral, de 25 anos, sobreviveu. Testemunhas disseram que ele conseguiu sair do local andando, mesmo ferido.
Em depoimento à Polícia Civil, Marcelo afirmou que o soldado Luan o agrediu com um cassetete na cabeça e o ameaçou: "Você tem duas opções — ou pula da ponte, ou eu jogo você e sua motocicleta daqui", teria dito o policial.