LIBERDADE

Justiça acata hábeas corpus a favor de Thiago Brennand; caso envolve briga na academia

Embora o Tribunal de Justiça tenha concedido odireito á liberdade de Thiago, ele será mantido preso em razão de outros mandados de prisão vigentes

Thiago Brennand está preso desde abril do ano passad - Imagem: Reprodução | X (Twitter)

Jair Viana Publicado em 11/07/2024, às 20h06

O empresário Thiago Brennand deve ser posto em liberdade a qualquer momento. A Justiça acaba de concecder a liberdade dentro do processo movido pela modelo Helena Gomes, supostamete agredida na academia BodyTech, em agosto de 2022. Ele está preso no complexo do Centro de Detenção Provisória de Pinheiros, em São Paulo, desde abril do ano passado.

No dia 3 de agosto, Brennand teve um desentendimento com a modelo Helena Gomes e os dois chegaram a trocar algumas ofensas e empurrões. A partir deste caso, outras mulheres passaram a acusar o empresário por crimes de estupro e violência física.

A defesa de Brennand entrou com vários habeas corpus e a Justiça vinha negando a todos os pedidos. Nesta quinta-feira (11), no caso de Helena Gomes, foi concedida a liberdade do empresário.

IMPORTANTE

Embora a concessão de liberdade não possa ser cumprida em razão de outros mandados de prisão ainda vigentes, a decisão quebra um ciclo de negativas que se instalou desde que Thiago Brennand, em abril do ano passado, estando nos Emirados Árabes, acionou a Polícia Federal brasileira para se entregar em razão do mandado de prisão que o processo de Helena Gomes gerou. Neste mesmo caso, o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) reduziu de R$ 50 mil para R$ 20 mil a indenização a ser paga à modelo.

CONDENADO

Em dois casos, Thiago já foi condenado num total de 18 anos de prisão. Os dois processos estão no Tribunal de Justiça para  sob análise e devem ser julgados em breve. Em nenhum processo onde ele é acuasdo de estupro existe qualquer laudo médico que comprove o crime.

PERÍCIA APONTA MANIPULAÇÃO

Os casos que envolvem o empresário Thiago Brennand, acusado de uma série de estupros e agressões a várias vítimas, contam com muitas contradições entre o que as vítimas dizem, o que o acusado alega, além de vídeos, áudios e documentos que demonstram a inconsistência de cada caso.

Dentre estes episódios, o que trouxe à tona os demais, envolve Thiago e a modelo Helena Gomes, na academia BodyTech de São Paulo, também tem contradições. Laudo, obtido com exclusividade pelo Diário de S.Paulo, desmente a primeira versão amplamente noticiada e que gerou a sequência de denúncias contra o empresário.

A BRIGA

A briga aconteceu no dia 3 de agosto deste ano, cujo horário é alvo de discórdia entre o que a academia apresenta e o que o perito Marcos Monteiro afirma em um laudo com mais de 50 páginas. A reportagem teve acesso ao documento onde ele revelou que as imagens teriam sido manipuladas para mudar a verdade quanto ao episódio.

MODELO CRIOU GRUPO

A modelo Helena Gomes já apresentou várias versões sobre a agressão sofrida na academia BodyTech, em Pinehiros, São Paulo. Ela acusa o empresário Thoago Brennand pelo episódio. Num primeiro momento chegou a dizer que não conhecia Thiago Brennand. Em outra entrevista, afirmou que já havia falado por aplicativo de mensagens com ele. Ela disse que o empresário queria sair com ela, mas foi rejeitado. Helena criou um grupo em aplicativo de mensagens para reunir as supostas vítimas de Brennand.

Segundo Helena, Thiago enviou várias mensagens logo que ela deu a ele o contato. Ela já trocava mensagens com ele antes do ocorrido.

Numa entrevista que concedeu ao jornalista Beto Ribeiro, que tem um canal no Youtube, Helena revela que já tinha um grupo para conversar com as vítimas de Thiago Brnnand. Em um trecho da entrevista ela chega a falar “captar” as vítimas do empresário.

Segundo a reportagem apurou, foi através de deste grupo que um das supostas vítimas fez contato com uma cafetina para contratar uma garota de programa com o objetivo de extorquir Thiago Brennand.

ENTREVISTA

Procurada pela reportagem,  Helena reclamou da abordagem."Nossa, a gente tá em outubro de 2023 e isso aconteceu no começo de agosto de 2022. Tudo que eu podia falar já falei.Tanto que essa história me causou sofrimento e dor", disse. Questionada sobre o laudo que aponta manipulação de imagens no vídeo da agressão na academia, a modelo reagiu com estranheza."O  que senhor tá falando, o senhor tá falando de um laudo. Eu mesma nunca tive  vi acesso a esse laudo", reclamou.

Ela insistiu para saber como a reoporagem havia conseguido acesso ao laudo."Eu não tenho acesso a esse laudo. Como o senhor conseguiu aceso a esse laudo?", perguntou, aparentemente revoltada.

Para a modelo, o laudo nãompoderia ter vazado."Porque esse laudo é sigiloso. Ninguém poderia ter acesso. Nem eu posso ter acesso", insistiu."Eu não sei qual a intenção da fonte."Vocês colocando isso que o senhor tá falando; o mal que isso vai me causar, né?”, lamentou.

Outro ponto que irritou Helena foi ser perguntada sobre como tudo aconteceu entre ela e Thiago Brennand."É eu tentando provar uma situação que eu sou vítima, assim como todas essas mulheres que foram violentadas. Nós somos vítimas. Isso só vai causar dor", disse.

Citando a dor e sofrimento por causa do episódio, a modelo questionou a publicação."Tem certeza que o senhor vai publicar isso? Uma coisa que é proibido. Um laudo que é sigiloso?”,perguntou insistentemente.

Sobre as contradições apontadas pelo perito no laudo, Helena se revelou abatida e chateada."Sabe o que acho mais triste disso tudo? Primeiro, tudo isso que o senhor tá falando, que eu nem sabia. Eu acredito que isso dai também deve estar em segredo de Justiça. Segundo, eu escutar tudo isso depois de dia inteiro de trabalho, e saber que alguma noticia dessa pode sair, e que eu ainda vou ter que me desgastar, tendo que provar uma coisa que eu sei que  não é verdade”, afirmou.

Ainda sobre a manipulaão das imagens, Helena levantou dúvida, questionando se o laudo apresentado pela perito seria legítimo."Eu não sei nem te falar o que eu acho.  O que eu posso falar sobre o que o senhor me perguntou, não é difícil provar se um vídeo foi, sei lá, alterado", desconfiou.

Sobre a fidelidade do trabalho do perito, a modelo não quis entrar em detalhe."Isso cabe ao juiz decidir o que é correto, o que não é, o que é certo  e o que não é", disse.

Helena também lamentou o que teria acontecido com outras mulheres."Infelizmente, eu vi tá? Eu escutei a tristeza de muitas mulheres, sofri com elas, sofri com tudo", disse.

"Se o senhor tá tendo acesso a todas essas informações que eu nem sabia, nem tive acesso, o senhor, com certeza também já teve acesso a tudo que eu já falei, e tudo o que já falei contradiz o que o senhor está dizendo, graças a Deus!", garantiu.

Com a insistência da reportagem sobre o que foi mostrado nos vídeos apresentados pela academia e as imagens panalisadas pelo perito, Helena decide não emitir opinião."Eu vou deixar a Justiça provar, eu vou deixar a Justiça falar porque graças a Deus eu estou com a consciência muita tranquila. a respeito de tudo.", afimou.

Em razão do episódio ganhar repercussão nacional, Helena disse que está sofrendo com problemas psicológicos. "O  que eu posso falar é que tá muito difícil pra mim superar tudo isso. Não sei se eu fico triste, se eu fico apreensiva. O que eu posso te falar é que eu tô cuidando do meu psicológico. Isso é fácil não é simples, mas eu sei que eu tô do lado certo.",finalizou.

TJSP ACADEMIA Thiago Brennand

Leia também