Gato preto é acusado de assumir risco de matar ao avançar sinal vermelho em alta velocidade na Avenida Faria Lima
Letícia Sales Publicado em 16/05/2026, às 15h04
A Justiça de São Paulo aceitou a denúncia do Ministério Público de São Paulo (MPSP) e tornou o influenciador Samuel Sant’Anna, conhecido como Gato Preto, réu por duas tentativas de homicídio com dolo eventual. A decisão foi assinada em 22 de abril e tem relação com o acidente envolvendo um Porsche Carrera 911 na Avenida Brigadeiro Faria Lima, em agosto do ano passado, na capital paulista.
Segundo o Ministério Público, o influenciador dirigia sob efeito de álcool e drogas no momento da colisão, o que, na avaliação da promotoria, demonstra que ele assumiu o risco de provocar mortes. Por se tratar de um crime contra a vida, o caso será analisado pelo Tribunal do Júri.
Além de responder criminalmente, Gato Preto teve a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa por decisão judicial e está proibido de conduzir qualquer veículo. A Justiça também determinou a venda do Porsche Carrera 911, avaliado em cerca de R$ 960 mil, para garantir eventual indenização às vítimas. Antes disso, os bens do influenciador já haviam sido bloqueados em até R$ 1 milhão.
Em nota, os advogados Jonatha Carvalho Matos, André Nino e Daniele Vieira afirmaram ter recebido a decisão com surpresa.
“A defesa entende que o caso é de lesão corporal na forma culposa e passa longe de ter dolo homicida, por mais que seja dolo eventual”, declararam.
Os defensores também afirmaram se solidarizar com as vítimas.
“A defesa disse ainda se solidarizar com as vítimas ‘desse triste acidente’ e que ‘busca justiça longe do calor emocional’.”
O acidente aconteceu por volta das 6h30 da manhã do dia 20 de agosto de 2025. Gato Preto dirigia o Porsche pela Avenida Faria Lima acompanhado da influenciadora Bia Miranda, que estava no banco do passageiro. No cruzamento com a Rua Elvira Ferraz, o veículo atingiu um Hyundai HB20 que atravessava a avenida após o sinal abrir.
O motorista do HB20 relatou à polícia que aguardou o semáforo ficar verde antes de seguir. Imagens do programa Smart Sampa confirmaram que o Porsche avançou o sinal vermelho em alta velocidade e sem qualquer tentativa de frenagem antes da batida.
Com o impacto, os dois veículos foram lançados contra o canteiro central da avenida. Um dos passageiros do HB20 sofreu fratura na mandíbula.
Testemunhas relataram que, após o acidente, o influenciador demonstrou comportamento agressivo, chegando a rir da situação e a humilhar vítimas envolvidas na ocorrência. Ele também teria feito ameaças antes de deixar o local.
As investigações apontam ainda que o segurança de Bia Miranda, que seguia o Porsche em outro carro, retirou objetos do veículo antes da chegada da polícia e levou o casal embora, comprometendo a preservação da cena do acidente.
Para o Ministério Público, a sequência de atitudes reforça a tese de que Gato Preto assumiu conscientemente o risco de provocar o acidente e colocar vidas em perigo.