SECA

Governo de SP declara crise hídrica no município de Artur Nogueira

A aproximadamente um mês, o município decretou estado de crise hídrica

Governo de SP declara crise hídrica no município de Artur Nogueira - Imagem: Reprodução / EPTV

William Oliveira Publicado em 05/08/2024, às 10h38

Nesta segunda-feira (5), o Governo do Estado de São Paulo, declarou situação de emergência no município de Artur Nogueira, devido a uma crise hídrica que está atingindo a região leste do estado. O município, fica localizado na região metropolitana de Campinas.

O decreto foi divulgado no Diário Oficial e terá o intuito de facilitar a atuação da Defesa Civil na cidade, com um prazo de validade de 180 dias.

Atualmente, o nível da represa Cotrins, que abastece o município está em 15% de sua capacidade e pode enfrentar a possibilidade de um possível colapso no funcionamento das instituições de ensino e dos centros de saúde do município.

Segundo a Prefeitura de Artur Nogueira, uma equipe está sendo organizada para realizar o transporte de recursos hídricos até as escolas, a fim de manter o funcionamento das aulas.

Na última sexta-feira (2), a Força Aérea Brasileira (FAB) repassou algumas doações de água que seriam destinadas às vítimas das enchentes do Rio Grande do Sul. Aproximadamente 58 toneladas de água foram levadas para garantir o abastecimento dos serviços básicos.

Qual o motivo da seca?

Um dos principais motivos para a seca prolongada no município é o aumento da temperatura do Oceano Atlântico devido às mudanças climáticas. Essa mudança forma alguns bloqueios atmosféricos, que impossibilitam a chegada de chuva no interior do país.

Governo Mudanças Climáticas decreto DEFESA CIVIL SECA RIO GRANDE DO SUL São Paulo Oceano Atlântico município Artur Nogueira

Leia também