Casos graves incluem alimentos impróprios e armazenamento inadequado, comprometendo a segurança alimentar
Gabriela Thier Publicado em 01/10/2025, às 18h04
Uma recente fiscalização realizada pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE) revelou uma série de irregularidades no fornecimento de alimentação em escolas estaduais e municipais. A inspeção, que ocorreu na última segunda-feira (30), abrangeu 371 instituições de ensino, sendo 262 delas municipais e 109 estaduais, distribuídas pela Região Metropolitana, interior e litoral do estado.
As irregularidades identificadas durante a operação foram alarmantes. Entre os principais problemas encontrados estão:
Dentre os casos mais preocupantes, uma escola na capital paulista apresentava ovos sem identificação e leite em pó vencido. Em Diadema, foi detectada a presença de plástico na carne moída, enquanto em Itapecerica da Serra um forno estava enferrujado. Além disso, em uma escola localizada em Mauá, materiais recicláveis estavam armazenados em áreas destinadas à alimentação dos alunos.
Essas descobertas refletem uma grave contrariedade aos objetivos esperados para o fornecimento da merenda escolar. O TCE realiza essas fiscalizações para fornecer subsídios nas avaliações das contas das prefeituras e da Secretaria Estadual da Educação.
Em resposta aos resultados da fiscalização, a Secretaria Estadual da Educação declarou que já finalizou 272 reformas em refeitórios e cozinhas nas escolas. A pasta também ressaltou que menos de 30% das unidades inspecionadas pertenciam à rede estadual e não foram encontradas irregularidades significativas relacionadas ao fornecimento da merenda escolar entre elas.
A secretaria se colocou à disposição tanto do TCE quanto da comunidade escolar para fornecer quaisquer esclarecimentos adicionais e aguarda o recebimento oficial dos relatórios completos sobre a fiscalização realizada.