Saúde

Carreatas de mamografia percorrem cidades paulistas para reforçar prevenção ao câncer de mama

Iniciativa da Secretaria de Saúde oferece exames gratuitos em várias cidades até 15 de fevereiro, visando a prevenção do câncer de mama

As carreatas atendem mulheres de 50 a 69 anos, com exames rápidos e agendamento pelo aplicativo Poupatempo. - Imagem: Reprodução | AgênciaSP

Marina Milani Publicado em 04/02/2025, às 10h30

Neste mês de fevereiro, diversas cidades da região metropolitana, incluindo Mogi das Cruzes, Pariquera-Açu, Adamantina, Itajobi e Bariri, estão recebendo carreatas de mamografia. Esta ação faz parte de uma iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde, cujo objetivo é intensificar a prevenção e o combate ao câncer de mama por meio da realização de exames.

As carreatas estarão em operação até o dia 15 de fevereiro, oferecendo um serviço essencial para a detecção precoce dessa doença.

O programa denominado "Mulheres de Peito" disponibiliza exames gratuitos que visam identificar o câncer de mama em mulheres com idades entre 50 e 69 anos. Um total de cinco carreatas foi programado para ampliar o alcance dos diagnósticos e tratamentos nesta faixa etária.

Para participar, as interessadas devem apresentar um documento de identidade (RG) e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Mulheres fora dessa faixa etária precisam trazer um pedido médico para a realização do exame.

Nos casos em que o exame apresente resultados alterados, as pacientes serão encaminhadas a um serviço especializado do SUS para a realização de exames complementares e eventuais tratamentos necessários.

A prestação desse serviço ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com um limite diário de 50 senhas. Aos sábados, o atendimento vai das 8h às 12h, com um máximo de 25 senhas disponíveis. O agendamento deve ser realizado através do aplicativo Poupatempo, onde é possível consultar as unidades disponíveis e os horários. O exame tem duração média de apenas oito minutos.

Conforme dados divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde, as carreatas de mamografia observaram um aumento significativo no número de exames realizados, registrando um crescimento de 40% na prevenção e diagnóstico do câncer de mama em todo o estado paulista em 2024. No total, foram realizados 34.605 exames até agora, superando os 24.690 realizados no ano anterior.

câncer de mama sistema único de saúde carreatas de mamografia programa Mulheres de Peito

Leia também