DECISÃO

Anac cancela operações da Voepass por irregularidades de segurança

Após a tragédia ocorrida em Vinhedo em agosto de 2024, a ANAC decidiu suspender a companhia até que sejam corrigidas as irregularidades identificadas

Medida permanecerá em vigor até que a empresa comprove sua capacidade de operar dentro dos padrões de segurança estabelecidos pela regulamentação vigente - Imagem: Divulgação / Voepass

William Oliveira Publicado em 11/03/2025, às 09h15

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) decidiu suspender, a partir de terça-feira (11), as operações da companhia aérea Voepass, resultado da união entre Passaredo Transportes Aéreos e Map Linhas Aéreas. A medida foi adotada de forma cautelar e permanecerá em vigor até que a empresa comprove sua capacidade de operar dentro dos padrões de segurança estabelecidos pela regulamentação vigente.

A decisão da Anac é consequência da incapacidade da Voepass em corrigir irregularidades identificadas durante supervisões realizadas pela agência. Além disso, foram constatadas violações das condições previamente estabelecidas para a continuidade das operações em conformidade com as normas de segurança.

Após um acidente aéreo ocorrido em 9 de agosto de 2024, em Vinhedo, São Paulo, a Anac implementou uma fiscalização assistida nas instalações da Voepass. Técnicos da agência foram designados para inspecionar as bases operacionais e de manutenção da companhia, com o intuito de garantir que os requisitos de segurança estavam sendo atendidos.

Em outubro do mesmo ano, a Anac exigiu diversas ações corretivas da empresa, incluindo a redução da malha aérea, aumento do tempo em solo das aeronaves para manutenção, mudanças na administração e a execução de um plano para corrigir as irregularidades identificadas.

Em fevereiro de 2025, novas auditorias revelaram uma deterioração na eficácia do sistema de gestão da Voepass nas atividades monitoradas, além do descumprimento reiterado das exigências feitas pela Anac. A agência também observou a reincidência de problemas que já haviam sido considerados resolvidos anteriormente e a ineficácia do plano de ações corretivas. Essas evidências resultaram em uma quebra de confiança nos processos internos da companhia.

Com isso, a Anac optou por suspender as operações da Voepass até que a empresa atenda às condições necessárias para garantir a segurança operacional.

Os passageiros afetados pelos cancelamentos devem entrar em contato com a empresa ou as agências de viagem responsáveis pela venda dos bilhetes para solicitar reembolsos ou alternativas de reacomodação.

Atualmente, a Voepass opera com uma frota composta por seis aeronaves e realiza voos comerciais para 15 destinos, além de dois fretamentos.

Entre os voos programados para esta terça-feira, 20 partidas de aeroportos em São Paulo estão canceladas devido à suspensão. Destacam-se dez voos do Aeroporto de Congonhas, quatro do Aeroporto Internacional de São Paulo (Guarulhos), três do Aeroporto Regional de Presidente Prudente e três do Aeroporto Estadual Dr. Leite Lopes em Ribeirão Preto.

Horários dos voos cancelados:

Aeroporto de Congonhas (CGH)

Aeroporto Internacional de São Paulo (GRU)

Aeroporto Regional de Presidente Prudente (PPB)

Aeroporto Estadual Dr. Leite Lopes (RAO)

acidente Segurança Aeroportos VOOS FISCALIZAÇÃO MANUTENÇÃO IRREGULARIDADES ANAC SUSPENSÃO CANCELAMENTOS Malha Aérea Voepass reacomodação auditorias

Leia também