Trump critica empresas de redes sociais por ‘silenciar milhões de pessoas’

O presidente dos EUA, Donald Trump, criticou empresas de rede social nesta sexta-feira (24) pelo Twitter, por silenciar "milhões de pessoas" no que ele chamou

Trump critica empresas de redes sociais por ‘silenciar milhões de pessoas’ -

Redação Publicado em 24/08/2018, às 00h00 - Atualizado às 10h50

O presidente dos EUA, Donald Trump, criticou empresas de rede social nesta sexta-feira (24) pelo Twitter, por silenciar “milhões de pessoas” no que ele chamou de ato de censura.

Sem mencionar nomes de empresas, o presidente disse que “as pessoas precisam descobrir o que é real e o que não é, sem censura”.

Veja o tuíte de Trump:

“Gigantes da mídia social estão silenciando milhões de pessoas. Não podem fazer isso mesmo que isso signifique continuar ouvindo notícias falsas como a CNN, cuja audiência sofreu gravemente. As pessoas têm que descobrir o que é real e o que não é, sem censura!”

Contas apagadas

Na última terça-feira, as empresas Facebook e Twitter anunciaram que apagaram mais de 900 contas de suas redes sociais que tentavam espalhar desinformação. Segundo as empresas, elas estavam ligadas a uma empresa estatal do Irã.

Os perfis, páginas e grupos começaram a ser criados em 2011, segundo a empresa de Mark Zuckerberg, e estavam presentes tanto no Facebook quanto no Instagram, sua rede social de fotos. As contas falsas também compraram propagandas na plataforma e organizaram eventos.

O Facebook também divulgou que apagou algumas contas com origens russas, sem relação às iranianas. Em julho, a empresa também apagou outras 32 contas falsas sob a suspeita de tentarem influenciar as eleições parlamentares americanas, que acontecem em novembro.

Visibilidade no Twitter

Em julho, Trump acusou, sem fornecer evidências, o Twitter de restringir a visibilidade de políticos republicanos proeminentes em sua rede social.

“Twitter está ‘banindo para a sombra’ republicanos proeminentes. Nada bom. Nós iremos investigar essa prática discriminatória e ilegal de uma vez por todas”, escreveu o presidente republicano, sem mencionar qual lei ele acredita que está sendo violada.

jornal bom dia jornal bom dia rio preto

Leia também