DESMATAMENTO

Empresa de Elon Musk derruba mais de 500 mil árvores para construção de fábrica

Área desmatada equivale a 329 campos de futebol

Empresa de Elon Musk derruba mais de 500 mil árvores para construção de fábrica - Imagem: Reprodução / X / @elonmusk

William Oliveira Publicado em 22/08/2024, às 12h35

Uma área de 329 hectares de floresta acabou sendo desmatada durante o período de março de 2020 a maio de 2023 para a construção de uma fábrica da Tesla, empresa do bilionário Elon Musk. A área desmatada equivale a 329 campos de futebol.

Segundo a empresa de inteligência ambiental Kayrros, no total, cerca de 500 mil árvores foram cortadas em uma região próxima a Berlim, na Alemanha.

Em julho de 2023, o Ministério do Meio Ambiente do estado de Brandemburgo aprovou a proposta de expansão da fábrica pela empresa, com o intuito de dobrar a produção de carros para 1 milhão por ano.

Apesar disso, alguns incidentes ambientais foram relatados no local, incluindo vazamento e derramamento de óleo diesel, tinta e alumínio.

“Em uma das regiões mais secas da Alemanha, muito do meio ambiente já foi destruído”, lamentou Karolina Drzewo, da aliança de campanha Turn Off Tesla’s Tap.

Ainda segundo Karolina Drzewo, foi identificado por meio de análise que a produção dos veículos da empresa causou não só destruição local, mas também danos globais por meio da mineração de metais.

Até o momento, a empresa não se pronunciou sobre o ocorrido, mas posteriormente confirmou os incidentes. De acordo com a Tesla, não houve nenhum tipo de dano ambiental e, se fosse necessário, medidas cabíveis seriam tomadas.

desmatamento protestos CONSTRUÇÃO EXPANSÃO tesla ELON MUSK danos

Leia também