Casa da Moeda diz que trabalhará 24 horas por dia para entregar passaportes à PF

A Casa da Moeda informou nesta sexta-feira (21), por meio de nota, que vai trabalhar "24 horas por dia e sete dias por semana" para normalizar a emissão de

Casa da Moeda diz que trabalhará 24 horas por dia para entregar passaportes à PF -

Redação Publicado em 22/07/2017, às 00h00 - Atualizado às 09h49

A Casa da Moeda informou nesta sexta-feira (21), por meio de nota, que vai trabalhar “24 horas por dia e sete dias por semana” para normalizar a emissão de passaportes. Segundo o órgão, a retomada da produção dos documentos terá início na próxima segunda (24) (leia a nota ao final desta reportagem).

O serviço está suspenso desde o dia 27 de junho, depois que a Polícia Federal alegou “insuficiência orçamentária” para manter a produção dos passaportes.

Responsável pela confecção dos passaportes, a Casa da Moeda informou ainda que a estimativa para normalizar o serviço é de “aproximadamente cinco semanas”. O prazo, porém, pode variar “pelo volume de novas solicitações.

Mais cedo, também por meio de nota, a Polícia Federal afirmou que, após o recebimento do crédito orçamentário de R$ 102,3 milhões nesta sexta, o atendimento para emissão de passaportes será normalizado “o mais breve possível”.

Ao G1, a assessoria da PF informou que, em condições normais, o prazo para a entrega do documento depois de efetuado o pedido é de seis dias.

Mas, como serão priorizados os 175 mil pedidos feitos durante o período de suspensão do serviço, não há como determinar um prazo para a entrega dos passaportes que serão requisitados a partir da semana que vem.

Liberação da verba

Nesta sexta, o “Diário Oficial da União” publicou a liberação dos R$ 102,3 milhões que a PF apontou como necessários para que os passaportes voltassem a ser confeccionados.

Na última quarta (19), o presidente Michel Temer sancionou o projeto de lei aprovado pelo Congresso que libera os recursos para a PF.

O crédito suplementar para a PF é resultado de um remanejamento no Orçamento da União. O dinheiro foi retirado de uma contribuição que o Brasil faria à Organização das Nações Unidas (ONU).

Nota

A Casa da Moeda do Brasil (CMB) informa o recebimento na tarde de hoje, 21 de julho, dos arquivos com os dados pessoais dos solicitantes para a normalização da personalização das cadernetas de passaporte, ou seja, a impressão das informações pessoais, retomando a produção.

Por entender a importância da urgente normalização do serviço, a CMB vai trabalhar 24 horas por dia e sete dias por semana a partir de segunda-feira dia 24 de julho de 2017, arcando com custos extras para atender a todas as solicitações feitas pelos cidadãos nos postos do DPF durante os dias de suspensão.

As entregas seguirão a ordem cronológica das solicitações: quem fez o pedido primeiro, receberá primeiro. A estimativa de normalização é de aproximadamente cinco semanas e pode ser impactada pelo volume de novas solicitações.

bom dia catanduva bom dia rio preto jornal bom dia jornal bom dia catanduva jornal bom dia bauru jornal bom dia jundiai jornal bom dia marilia jornal bom dia sorocaba

Leia também