Coluna Esplanada

Jantar milionário de Marçal busca conquistar eleitores indecisos

Com promessa de coalizão e impulsionamentos milionários, candidato mira vaga no 2º turno em São Paulo

Jantar milionário de Marçal busca conquistar eleitores indecisos - Imagem: Divulgação/Coluna Esplanada

Leandro Mazzini Publicado em 04/10/2024, às 08h00

Jantar do Pix

O candidato a prefeito de São Paulo, Pablo Marçal (PRTB), um potencial nome no 2º turno na capital, vai investir cerca de R$ 2 milhões em impulsionamentos de conteúdos nas suas redes sociais hoje e amanhã a fim de tentar conquistar indecisos. O que ele chama de 1ª e 2ª ondas, revelou a mais de 100 convidados que prestigiaram um jantar na casa do deputado federal Ricardo Salles, na noite da terça (1). A Coluna apurou que os convidados foram autoridades políticas diversas, grandes empresários – entre eles do setor químico e de empreiteiras. O candidato aposta em tirar votos do prefeito Ricardo Nunes (MDB) para tentar uma disputa com Guilherme Boulos (PSOL), nos seus planos um cenário que pode levá-lo à vitória com uma coalizão a seu favor. Em tom meio à brinca, meio a sério, Marçal avisou que só postaria para fotos com quem fizesse um Pix para sua conta da campanha. Muita gente levou a sério e fez o depósito. E emendou pedindo votos contra os outros “candidatos comunistas”.

Retorno espacial

Avança na Câmara um Projeto de Lei do deputado Pastor Gil (PL-MA) pretende destinar 5% das receitas decorrentes dos lançamentos realizados a partir do Centro de Alcântara em projetos nas áreas de infraestrutura, transportes e tecnologia, no município de mesmo nome onde fica a sede do módulo. Faltam só o nosso foguete (destruído no início dos anos 2000 numa explosão) e mais satélites.

Era uma vez...

O Itamaraty reforça na ONU o discurso de que o Brasil deveria compor o Conselho de Segurança (que se reúne desde anteontem) porque foi o único País da América Latina diretamente envolvido na 2ª Guerra, com tropas enviadas à Itália e portos cedidos aos aliados por aqui. Mas após décadas do ocorrido e hoje sem relevância bélica, o Brasil perdeu o timing. Os países membros fazem de surdos.

Fora do mapa

Em NY, Lula da Silva se reuniu com o com o primeiro-ministro da Noruega, Jonas Gahr, para tratar de mais dinheiro para o Fundo Amazônia, que os nórdicos administram em conjunto com a Alemanha.  Chama a atenção o que eles não discutiram. A Noruega é o país que mais contamina os rios através da mineradora Hydro Alunorte, que responde a 2 mil processos judiciais por contaminação na região de Barcarena (PA).

Olhando para 2026

Os staffs do presidente Lula e do ex-presidente Jair Bolsonaro já estão cientes de que eles vão participar ativamente do 2º turno de seus apadrinhados em São Paulo e Belo Horizonte, caso Guilherme Boulos (SP) e Bruno Engler (BH) avancem no domingo. É questão prioritária comandar as cidades para tê-los como cabos eleitorais nas eleições presidenciais. SP e BH são dois dos maiores colégios eleitorais do Brasil.

Gestão

Após ter sido implementado com sucesso no DF, o Sistema Eletrônico de Informações foi levado para outros departamentos regionais do Senac em parceria com o TRF4. A plataforma, que nasceu no Judiciário e é amplamente utilizada no Brasil, garante avanços na gestão de documentos e na transparência de atos normativos, comemora o presidente da Fecomércio-DF, José Aparecido Freire, que já o indicou para Goiás.

ESPLANADEIRA

#Comissão de Assuntos Estratégicos do Senado recebe dia 9 a ABBD pra tratar de isonomia de bebidas destiladas na Reforma Tributária. #ANAC e Sest Senat oferecem cursos técnicos gratuitos em Brasília. #ONG Parceiros da Educação Riorecebe Medalha de Mérito Pedro Ernesto. #EducationUSAabre feira gratuita no RJ para mestrado em Direito nos EUA. #BrasilCenter abre mais de 350 vagas de emprego. #Odonto Special inaugura 3 ª unidade no RJ #Asbz doa livros para crianças e adolescentes do Instituto Devolver em SP.

Lula Bolsonaro Amazônia ONU tecnologia Noruega TRF4 DIPLOMACIA TRANSPARÊNCIA INFRAESTRUTURA ELEIÇÃO DOCUMENTOS 2º TURNO CONSELHO DE SEGURANÇA São Paulo marçal mineradora IMPULSIONAMENTO Senac programa espacial gestão digital Alcântara apadrinhados indecisos colégios eleitorais

Leia também