Liderando

Com apoio de Tarcísio e Bolsonaro, Xerife lidera isolado em Guarulhos

Xerife, apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e pelo governador Tarcísio, surge isolado na liderança pela corrida à Prefeitura de Guarulhos

Xerife segue em frente, agora na liderança isolada - Imagem: Reprodução/Instagram

Jair Viana Publicado em 20/07/2024, às 16h10

Nova pesquisa realizada pelo instituto Intelligence entre os dias 4 e 5 deste mês, o pré-candidato a prefeito Jorge.

Wilson, o "Xerife" lidera isolado com 29% da intenção de voto do eleitor de Guarulhos. O segundo colocado é o ex-prefeito Elói Pietá, com 24%. Alencar Santana vem em terceiro com 10% e Lucas Sanches com 9%.

O apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL-DF) e do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) deu impulso à candidatura do Xerife. Ele atua na televisão como defensor do direito do consumidor. Sua inserção na sociedade ganhou popularidade.

A PESQUISA

O instituto Intelligence ouviu 600 eleitores em diversas camadas sociais e por faixa etária. Na pesquisa estimulada, quando o pesquisador mostra os nomes dos candidatos, Xerife lidera com folga, batendo nos 29%. Na pesquisa espontânea, quando os nomes não são apresentados, Xerife lidera com 18%, seguido de Elói Pietá com 17%.

Um dado curioso que a pesquisa conseguiu identificar é que a influência do ex-presidente Jair Bolsonaro, em Guarulhos, é maior que a do atual presidente Lula. Dos eleitores ouvidos, 42% disseram que votam em candidato apoiado por Bolsonaro. Somente 23% disseram votar em candidato de Lula.

A pesquisa alcançou também o índice de rejeição dos candidatos a prefeito de Guarulhos. Elói Pietá lidera neste quesito. Pelo menos 21% disseram não votar no ex-prefeito. Os dados apontam que 14% não votariam no Xerife.

"ISENTÃO"

Rejeitado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL-DF), que chamou de "isentão", o vereador e pré-candidato a prefeito de Guarulhos, Lucas Sanches (PL), em entrevista a um programa de TV, deixou claro que votou em Lula, no segundo turno da eleição presidencial de 2022. Em áudio,

Jair Bolsonaro deixa claro que entendeu a posição de Lucas Sanches na eleição presidencial de 2022. "O garoto al, o Lucas Sanches, ele é novo ainda, um garoto ainda. Ele teve, nas eleições de 2022, isentão. É direito dele, mas daí, não queira obrigar alguém a apoiá-lo, tá", disse.

Em outro trecho, Bolsonaro ainda fala da posição de Sanches em 2022. "Eu fico honrado por um lado, por ele estar usando; é sinal que eu tenho prestígio, mas eu dou apoio aí ao Xerife, e ponto final", afirmou.

ENTREVISTA

Durante a entrevista que concede a um programa de televisão, Sanches tentou não se posicionar sobre a disputa entre Lula e Bolsonaro no segundo turno de 2022.

No final, no entanto, ele deixa claro seu voto em Lula. O jornalista Jorge Wilson, o "Xerife do Consumidor", é atualmente deputado estadual e apresentador do Balanço Geral, na Record TV.

A pesquisa tem nível de confiança de 95% e margem de erro de 4%. Ela foi realizada nos dias 4 e 5 e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o número TSE-01259/2024. O universo de eleitores ouvidos foi de 600.

Lula Pesquisa jair bolsonaro Wilson Xerife

Leia também