Veja como Moraes e Marcos Guilherme, reforços do Santos, podem jogar no time de Diniz

Depois de quase um mês livre do "transfer ban", punição da Fifa que impedia o registro de novos jogadores, o Santos enfim anunciou seus dois primeiros

SANTOS -

Redação Publicado em 28/05/2021, às 00h00 - Atualizado às 16h28

Dupla pode ficar à disposição contra o Bahia, no sábado, em estreia no Brasileiro

Depois de quase um mês livre do “transfer ban”, punição da Fifa que impedia o registro de novos jogadores, o Santos enfim anunciou seus dois primeiros reforços para a temporada na última quinta-feira: o lateral-esquerdo Moraes e o atacante Marcos Guilherme.

A dupla viajou a Salvador, onde no sábado, às 20h (de Brasília), o Santos enfrenta o Bahia na estreia do Campeonato Brasileiro, e pode ficar à disposição do técnico Fernando Diniz. Para isso, Moraes e Marcos Guilherme precisam ter nomes publicados no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF.

Mas como eles podem encaixar no Santos? Chegam com que status? Com quem brigam por posição?

O ge ouviu jornalistas que acompanharam a passagem deles pelos últimos clubes e apresenta os dois reforços do Peixe abaixo.

Moraes, novo lateral-esquerdo do Santos, se apresenta à torcida

Moraes

O lateral-esquerdo de 23 anos chega ao clube para suprir a principal posição carente do elenco.

A princípio, Moraes será reserva imediato de Felipe Jonatan, até então único nome de origem para o setor. O titular, porém, vem em má fase, principalmente defensivamente.

Ao falar sobre suas características, o reforço santista destacou sua versatilidade e disse que, apesar de jogar mais para o ataque, sabe defender bem.

– Sou um lateral bem ofensivo, mas também sei defender bem, jogo em outras posições, tanto no ataque quanto no meio. A torcida pode esperar muita força de vontade, garra. Vim para buscar o meu espaço e ajudar o time a conquistar títulos – disse Moraes ao site oficial do Santos.

Moraes pertence ao Atlético-GO e assinou contrato de empréstimo com o Santos até 30 de abril de 2022.

Moraes, novo lateral-esquerdo do Santos — Foto: Divulgação/Santos FC

Veja análise de Emílio Botta, repórter do ge que acompanha o Mirassol, sobre o mais novo lateral-esquerdo do Santos:

“Moraes foi um dos destaques do Mirassol no título da Série D do Brasileiro em 2020. O lateral operou o menisco e ficou quase três meses afastado. Após retornar, foi um dos principais nomes do time comandado por Eduardo Baptista.

Atuando como ala nesta temporada, Moraes era uma das armas ofensivas do Mirassol no Campeonato Paulista. Após contrair Covid-19, acabou ficando fora das últimas rodadas, inclusive, da goleada sofrida para o São Paulo, que eliminou o time do interior paulista da competição. Ao todo, foram 28 jogos e três gols marcados”.

Marcos Guilherme

O atacante, por sua vez, também terá de batalhar por espaço. Diferentemente de Moraes, encontra um elenco com algumas opções para sua posição e titulares bem definidos: Marinho e Lucas Braga. Além da dupla, Ângelo, jovem da base, vem ganhando chances nesta temporada.

Marcos Guilherme chega como reposição para a saída de Soteldo, vendido ao Toronto FC no fim do mês passado. A tendência é de que ele seja utilizado por Fernando Diniz como ponta.

– Sou meia-atacante, gosto de jogar com velocidade, fazer o famoso ‘facão’ e também sou muito tático, gosto de ajudar na parte defensiva. Acho que é uma marca que tenho na minha carreira. O torcedor pode esperar muita vontade, muita garra. Sou um jogador muito intenso, gosto de correr. É uma alegria muito grande vestir essa camisa e vou demonstrar isso em campo

O reforço chega do Internacional, também por empréstimo, e assinou até 30 de junho de 2022. Ele teve passagem recente pelo rival São Paulo, entre 2017 e 2018.

Marcos Guilherme é oficializado como reforço do Santos — Foto: Divulgação/Santos FC

A análise de Eduardo Deconto, setorista do Inter no ge, sobre Marcos Guilherme:

“Contratado no início de 2020, Marcos Guilherme iniciou a temporada como titular de Eduardo Coudet e com gols importantes nas primeiras fases da Libertadores. Mas o meia-atacante oscilou de desempenho e perdeu espaço após a parada do futebol e especialmente a partir da chegada de Abel Braga.

Desde então, ele não conseguiu repetir o nível de atuações de seus primeiros dias pelo clube. Em 2021, ele até ganhou chances com Miguel Ángel Ramírez, mas passou a ser alvo de cobranças e contestações da torcida. Tanto que seu discurso emocionado no vestiário após a vitória por 6 a 1 sobre o Olimpia na Libertadores virou uma cena marcante. O meia-atacante somou 61 jogos com cinco gols e quatro assistências pelo Inter. Na atual temporada, são 10 jogos, um gol e duas assistências”.

A opinião de Marcelo Prado, que foi setorista do São Paulo por 12 anos, atualmente é editor de texto da TV Globo. Ele acompanhou a passagem do atacante no rival do Peixe:

“O Marcos Guilherme teve pouco tempo de São Paulo, mas conseguiu se destacar. Ele estreou contra o Botafogo no Engenhão, em um jogo de uma virada maluca. O São Paulo perdia por 3 a 1 e virou para 4 a 3, com dois gols dele.

É um cara que é longe de ser brilhante tecnicamente, mas é operário, que ajuda, luta, corre muito e cumpre função tática. Vai ser muito útil para o Santos e tem tudo para dar certo”.

.

.

.

Fonte: Ge – Globo Esporte.

Santos DIARIO DE SAO PAULO SPDIÁRIO ESPORTE

Leia também