Quem é Sébastien Haller, artilheiro da fase de grupos da Champions?

Nem Robert Lewandowski, Mohamed Salah ou Cristiano Ronaldo. O artilheiro da Liga dos Campeões hoje e daqui até o mata-mata da competição, em fevereiro, é o

Quem é Sébastien Haller, artilheiro da fase de grupos da Champions? -

Redação Publicado em 09/12/2021, às 00h00 - Atualizado às 10h29

Nem Robert Lewandowski, Mohamed Salah ou Cristiano Ronaldo. O artilheiro da Liga dos Campeões hoje e daqui até o mata-mata da competição, em fevereiro, é o atacante Sébastien Haller, do Ajax, com 10 gols. Ele foi o mais rápido a alcançar essa quantidade numa mesma Champions, balançou as redes em todas as partidas e já igualou o maior número de gols de um só jogador da edição passada.

— Claro que estou feliz. Óbvio que não esperava isso (fazer 10 gols em seis jogos), especialmente nos meus primeiros. A única coisa que eu quero e jogar bem, de maneira fluída com o resto do time. Nem nos meus sonhos pensava em 10 gols. Posso estar feliz e orgulhoso — disse Haller, em entrevista à Uefa após a vitória sobre o Sporting, na terça-feira. Ele abriu a contagem do triunfo por 4 a 2 em cobrança de pênalti.

Haller é o segundo jogador na história da Champions League a marcar em todas as seis partidas da fase de grupos. Só Cristiano Ronaldo tinha feito isso antes, na temporada 2017/18, quando estava no Real Madrid. Para tanto, o atacante do Ajax precisou de 19 finalizações, pouco mais de três tentativas por partida, em 488 minutos em campo.

É possível ver no quadro abaixo que ele conseguiu mais gols com menos finalizações do que os principais concorrentes na artilharia da competição, e teve o maior percentual de acerto nas conclusões: 73,6%.

Desempenho do top 5 dos artilheiros da Champions 2021/22

Jogador Equipe Gols Finalizações Finalizações Certas Tempo em campo
Sébastien Haller Ajax 10 19 14 488
Robert Lewandowski Bayern de Munique 9 19 13 516
Christopher Nkunku RB Leipzig 7 17 11 531
Mohamed Salah Liverpool 7 19 13 464
Cristiano Ronaldo Manchester United 6 20 12 431

Os 10 gols de Haller na Liga dos Campeões foram dentro da área: três com o pé direito, três com o esquerdo, três de cabeça e um de peito. Na estreia contra o Sporting, fez quatro — o primeiro a debutar assim na Champions desde Marco van Basten.

Os bons números também se repetem no Campeonato Holandês, no qual o centroavante é o vice-artilheiro com nove gols, um a menos do que Bryan Linssen, do Feyenoord. Haller disputou até agora 21 jogos pelo Ajax nesta temporada, marcou 19 vezes e deu seis assistências.

E pensar que o Ajax o contratou no início do ano, até junho de 2025, por metade do preço de sua transferência anterior: € 22,5 milhões pagos ao West Ham, que havia desembolsado € 50 milhões para tirá-lo do Frankfurt, recorde na história do clube inglês.

Essa negociação de 2019 chegou a ser investigada pela Fifa por causa de atraso de parte do pagamento do West Ham ao Frankfurt e virou motivo de disputa judicial. A passagem pela Inglaterra também não foi das melhores: 14 gols em 54 partidas (sendo reserva em 15).

Foi o desempenho no time alemão durante duas temporadas (33 gols e 17 assistências em 77 jogos, entre 2017 e 2019) que de fato o projetou para o mercado internacional. Seu primeiro título na carreira foi a Copa da Alemanha 2017/18.

Mas a temporada mais goleadora ocorreu antes, em 2015/16, segundo ano de Utrecht, com 24 gols em 42 jogos. Haller está a cinco bolas na rede de alcançar a mesma quantidade em 2021/22, com metade das partidas disputadas. Em comum, o comando do técnico Erik ten Hag.

Ajax pagou 22,5 milhões de euros para contratar Haller no início do ano — Foto: Getty Images

Hoje com 27 anos, Sébastien Haller nasceu na comuna de Ris-Orangis, perto de Paris. Centroavante de 1,90m, ele tem nacionalidade francesa (pai) e também da Costa do Marfim (mãe). Por causa do sucesso na base do Auxerre, o atacante foi convocado pela França para várias categorias, mas depois optou por defender a seleção africana no profissional, a partir de novembro do ano passado.

À vontade e bem encaixado no elenco do Ajax desde janeiro, ele foi fundamental para o time terminar a fase de grupos da Champions com 100% de aproveitamento: seis vitórias, 20 gols marcados e cinco sofridos. Primeira vez que uma equipe holandesa vence todas as partidas desta etapa, e a oitava no geral a conseguir isso na história do torneio.

O camisa 22 agora aguarda o resultado do sorteio de chaveamento das oitavas de final da competição, marcado para a próxima segunda-feira, dia 13 de dezembro, em Nyon, na Suíça. O Ajax está no Pote 1 e vai decidir os confrontos do mata-mata em casa.

.

.

.

.

ge

esportes SPDIÁRIO CHAMPIONS

Leia também