Palmeiras peca contra rivais diretos por G-4 e se afasta de protagonismo no Brasileirão

Se há um “pecado” do Palmeiras na temporada, ele se encontra no duelo diante dos concorrentes diretos no Campeonato Brasileiro.

Palmeiras -

Redação Publicado em 22/01/2021, às 00h00 - Atualizado às 11h57

Lateral direito do Brasil machuca o joelho esquerdo e sai de quadra na maca

Se há um “pecado” do Palmeiras na temporada, ele se encontra no duelo diante dos concorrentes diretos no Campeonato Brasileiro.

A derrota por 2 a 0 para o Flamengo em Brasília, na noite da última quinta-feira, ratificou o péssimo aproveitamento contra as equipes do G-4, justamente as que superam o time comandado por Abel Ferreira na classificação. Na Série A, a equipe não embala como protagonista.

Dos 18 pontos disponíveis até agora contra Internacional, São Paulo, Flamengo e Atlético-MG, o Palmeiras conquistou apenas cinco. São apenas 27% de aproveitamento e um retrospecto que afasta o clube alviverde das primeiras colocações, seja para se fixar no G-4 ou para brigar pelo título do Brasileirão.

Palmeiras, de Abel Ferreira, enfrentou dificuldades contra os primeiros colocados — Foto: Cesar Greco/Ag. Palmeiras

Contra o Flamengo, algoz de quinta-feira, o Palmeiras somou apenas um ponto nos dois jogos, fruto do empate por 1 a 1 no Allianz Parque, quando a equipe ainda era comandada por Vanderlei Luxemburgo. Naquela ocasião, o time rubro-negro sofreu com um surto de Covid-19 e atuou com formação repleta de jovens, após polêmica e até uma batalha na Justiça.

Além do terceiro colocado, o Palmeiras esgotou a ida e volta do Brasileirão também contra o líder Internacional, que somou quatro pontos sobre o alviverde. No Allianz Parque, com Luxa, empate por 1 a 1, com gol de Luiz Adriano nos últimos instantes.

No Beira-Rio, o Palmeiras teve atuação ruim já sob o comando de Abel Ferreira e perdeu por 2 a 0, em jogo marcado pela despedida de Andrés D’Alessandro do clube gaúcho.

Abel Braga levou a melhor sobre Abel Ferreira no duelo entre os dois no Beira-Rio — Foto: Fernando Alves / Estadão Conteúdo

O Internacional, desde então, cresceu. O time de Abel Braga soma 59 pontos, oito a mais do que a equipe paulista, na liderança e com um jogo a mais disputado (31). Ou seja, são pontos que fazem falta na briga direta pela ponta do campeonato.

O vice-líder São Paulo, adversário no próximo dia 5, venceu o Palmeiras no primeiro turno em pleno Allianz Parque. O triunfo por 2 a 0 foi o primeiro do time tricolor na renovada arena palmeirense.

Vanderlei Luxemburgo comandava o Palmeiras na derrota para o São Paulo — Foto: Marcos Ribolli

A única vitória diante do grupo dos primeiros classificados ocorreu sobre o Atlético-MG. No último jogo sob o comando do auxiliar Andrey “Cebola” Lopes, o Palmeiras venceu por 3 a 0, em uma das melhores atuações palestrinas em toda a temporada 2020.

O novo duelo contra o Galo será em 24 de fevereiro de 2021, justamente na última rodada do Campeonato Brasileiro de 2020, quando o Palmeiras pode se dar ao luxo de, quem sabe, chegar a Belo Horizonte como o novo campeão da Copa Libertadores.

.

.

.

GE – Globo Esporte.

Palmeiras DIARIO DE SAO PAULO SPDIÁRIO ESPORTE

Leia também