NBA investiga caso de racismo contra Jeremy Lin, que não delata quem o chamou de coronavírus

Jeremy Lin sofreu racismo na G-League — Foto: Juan Ocampo/NBAE

NBA -

Redação Publicado em 28/02/2021, às 00h00 - Atualizado às 10h48

Taiwanês-americano relata aumento do preconceito com pessoas de origem asiática, mas evita denunciar autor de racismo em quadra: “Isso não torna minha comunidade mais segura”

Um caso de racismo contra Jeremy Lin tomou as manchetes da NBA. Na sexta-feira, o jogador taiwanês-americano relatou o aumento no preconceito com pessoas de origem asiática e afirmou ter sido chamado de “coronavírus” durante jogo da G-League, a liga de desenvolvimento do basquete dos Estados Unidos. A NBA confirmou neste fim de semana que abriu uma investigação para apurar o caso.

– Ser um asiático-americano não significa que não vivemos pobreza e racismo. Ser um veterano de nove anos da NBA não me protege de ser chamado de “coronavírus” em quadra. Estamos cansados ​​dos estereótipos em Hollywood afetando nossa psique e limitando quem pensamos que podemos ser. Estamos cansados ​​de ser invisíveis – relatou o jogador em suas redes sociais.

Jeremy Lin sofreu racismo na G-League — Foto: Juan Ocampo/NBAE

+ Saiba tudo sobre o melhor basquete do mundo
+ Veja o ranking dos campeões da NBA

Diante da repercussão de seu depoimento, Jeremy Lin voltou às redes sociais no sábado para avisar que não vai delatar quem o chamou de “coronavírus”.

– Eu sei que isso vai decepcionar alguns de vocês, mas não vou dar o nome ou envergonhar ninguém. O que adianta nesta situação alguém ser demolido? Isso não torna minha comunidade mais segura nem resolve nenhum de nossos problemas estruturais com o racismo. Combater a ignorância com a ignorância não nos levará a lugar nenhum. Compartilhar nossa própria dor pintando outro grupo de pessoas com estereótipos NÃO é o caminho. Ouça as vozes que nos ensinam como ser antirracistas com TODAS as pessoas. Ouça as histórias dos outros, expanda sua perspectiva, pare de comparar experiências. Acredito que esta geração pode ser diferente – disse Lin.

Jeremy Lin começou sua carreira na NBA em 2010 à frente do Golden State Warriors. Ele teve passagens por New York Knicks, Houston Rockets, Los Angeles Lakers, Charlotte Hornets, Brooklyn Nets, Atlanta Hawks e Toronto Raptors, com quem foi campeão em 2019. Atualmente o jogador defende o Santa Cruz Warriors na G-League, time ligado ao Golden State.

.

.

.

Fonte: GE – Globo Esporte.

BASQUETE internacional NBA ESPORTE

Leia também