Mercedes diz que telemetria aponta RBR mais veloz em ritmo de corrida

Com diversos pequenos problemas e um carro instável, a Mercedes encerrou a participação na pré-temporada da Fórmula 1, no Bahrein, como a equipe que menos

Mercedes -

Redação Publicado em 15/03/2021, às 00h00 - Atualizado às 11h54

Equipe alemã sofreu com diversos pequenos problemas ao longo dos testes de pré-temporada da Fórmula 1, no Bahrein, e terá agora pouco tempo para resolvê-los até início do campeonato

Com diversos pequenos problemas e um carro instável, a Mercedes encerrou a participação na pré-temporada da Fórmula 1, no Bahrein, como a equipe que menos acumulou quilometragem. O melhor tempo do time, registrado por Lewis Hamilton, foi apenas a quinta melhor marca – e a distantes 1s065 do líder Max Verstappen.

E apesar da incredulidade de fãs e da mídia, que apostam em um blefe da equipe heptacampeã, o engenheiro de pista da escuderia alemã, Andrew Shovlin, afirma que os dados de telemetria indicam que o ritmo da RBR em corrida é melhor que o da Mercedes.

– Progredimos um pouco com o equilíbrio do carro com tanque cheio e ele ficou mais previsível, mas podemos ver pelos dados que coletamos nos últimos dias que no ritmo de corrida, não somos tão rápidos quanto a RBR. Ao trabalharmos com menos combustível, o quadro se mostrou mais confuso. Não ganhamos o suficiente e precisamos olhar para nossa abordagem, já que muitos carros estavam à nossa frente hoje na tabela de tempos – explica Shovlin.

Andrew Shovlin e James Allison da Mercedes, no GP do Brasil de 2019 — Foto: Charles Coates/Getty Images

Pré-temporada

Dia 1: Verstappen lidera
Dia 2: Bottas mais rápido
Dia 3: Verstappen encerra no topo

Não é a primeira vez que a Mercedes passa por dificuldades nos testes de pré-temporada, sempre conseguindo recuperar terreno para conquistar os títulos dos Mundiais de Pilotos e Construtores. Contudo, desta vez, Shovlin diz que a situação é diferente pelo pouco tempo que o time tem para tentar resolver os problemas que atrapalharam o desempenho nos testes, já que o primeiro treino livre do GP do Bahrein está marcado para daqui a 11 dias.

– Tivemos problemas nos últimos anos com o ritmo nos testes de inverno e conseguimos fazer bons progressos antes da primeira corrida, mas dessa vez é diferente. Não temos muito tempos antes de estarmos de volta aqui para a corrida, então planejamos um programa de trabalho para tentar entender alguns de nossos problemas e não pouparemos esforços para encontrar um pouco mais de velocidade nos próximos dez dias – afirma.

RBR e Mercedes na pré-temporada da F1 em 2021 — Foto: Clive Mason/Getty Images

Com o fim da pré-temporada, a F1 tira uma semana de folga e retorna ao mesmo circuito a partir do dia 26 de março, quando será realizado o primeiro treino livre para o GP do Bahrein, que dá início à temporada 2021. O ge traz um balanço da pré-temporada a partir dessa segunda, com o que de principal os pilotos falaram e com análises dos desempenhos de carros, pilotos e equipes.

.

.

.

Fonte: GE – Globo Esporte.

internacional ESPORTE F1

Leia também