Por causa dos ferimentos sofridos no acidente tenebroso do GP do Bahrein de 2020, Romain Grosjean ficou fora das duas últimas corridas daquela temporada e
Redação Publicado em 05/05/2021, às 00h00 - Atualizado às 10h37
Por causa dos ferimentos sofridos no acidente tenebroso do GP do Bahrein de 2020, Romain Grosjean ficou fora das duas últimas corridas daquela temporada e perdeu a chance de se despedir da F1. Na época, porém, o chefe da Mercedes, Toto Wolff, garantiu que, se nenhum time ou a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) se opusessem, a equipe alemã proporcionaria essa oportunidade ao piloto francês.
E a escuderia levou a promessa adiante: o teste de Grosjean já tem data e local para acontecer. A equipe divulgou na manhã desta terça-feira a imagem do piloto com o uniforme preto da escuderia e os detalhes da experiência, que será realizada no dia 29 de junho, no circuito de Paul Ricard, palco do GP da França, com o W10, o carro de 2019.
Antes do teste, um aperitivo: Grosjean terá a oportunidade completar voltas de demonstração com o carro durante o fim de semana do GP da França, marcado para os dias 25, 26 e 27 de junho.
– Estou tão aninado para voltar a guiar um carro de F1. Será uma oportunidade especial poder guiar um carro campeão com a Mercedes, uma experiência única. Sou muito grato à Mercedes e ao Toto pela chance. A primeira vez que ouvi a respeito disso, eu estava no hospital no Bahrein, quando o Toto dava entrevista e fez o convite. Aquilo me animou demais. A F1 não pôde correr na França em 2020 por causa da pandemia, então guiar uma Mercedes no fim de semana do GP da França e ainda completar um dia de testes em Paul Ricard, circuito na minha terra natal, é algo muito especial. Mal posso esperar para que esse dia chegue – explica.
Ainda que o teste só seja realizado no fim de junho, a preparação do francês começou bem antes, ainda em março, quando Grosjean visitou a fábrica da Mercedes na Inglaterra para realizar os ajustes necessários no banco do carro e realizar testes no simulador da equipe.
Romain Grosjean na fábrica da Mercedes — Foto: Reprodução
Toto Wolff explicou de onde veio a ideia de proporcionar um teste ao piloto francês após ao acidente no Bahrein.
– Estamos muito felizes em poder proporcionar essa oportunidade especial ao Romain. A ideia surgiu quando vimos que o Bharein poderia ser o fim da carreira dele na F1. E não queríamos que esse acidente fosse seu último momento em um carro de F1. Eu o conheço desde a época da F3, quando ele conquistou o campeonato. Ele teve uma longa e bem sucedida carreira na F1 e queríamos ter certeza que as última memórias fosse à bordo de um carro campeão. Estou ansioso para saber o que ele pensa do W10. Eu sei que toda a comunidade da F1 celebrará ver Romain de volta às pistas – afirma Toto.
Toto Wolff e Romain Grosjean na fábrica da Mercedes na Inglaterra — Foto: Reprodução
Como foi o acidente de acordo com a FIA: ao disputar o 17º lugar com Daniil Kvyat, a roda traseira esquerda de Grosjean acabou tocando na roda dianteira do carro do piloto Russo 180 metros depois da curva 3. A traseira do carro da Haas foi suspensa do chão e o francês acabou perdendo o controle do carro a 241 km/h, bateu violentamente na barreira de proteção a 191 km/h a uma força de 67 g.
Romain Grosjean Haas GP do Barein F1 2020 — Foto: Motorsport Images
A barreira não suportou o impacto e foi perfurada pela célula de sobrevivência na qual fica o cockpit do carro. Com a violência da batida, o carro se separou em dois, partindo dois canais por onde a gasolina passava, provocando vazamento de combustível e, consequentemente, um incêndio que começou na parte de trás do carro e foi progredindo para a parte dianteira.
Carro da Haas, Romain Grosjean, GP do Barein — Foto: REUTERS/Hamad I Mohammed
Em função da posição em que o carro parou, além de objetos que fazem parte do cockpit, o piloto se viu preso pelo pé esquerdo ao que sobrou do carro. Eventualmente, Grosjean conseguir retirar o pé de dentro da sapatilha, o apoio de cabeça e o volante para sair do cockpit em chamas após 27 segundos.
.
.
.
Fonte: Ge – Globo Esporte.