Max lidera 1º dia de testes da Fórmula 1; Mercedes sofre com quebras

Max Verstappen liderou o primeiro dia de testes da pré-temporada no Bahrein, que teve início nesta sexta-feira em meio em condições adversas, já que o

Max -

Redação Publicado em 12/03/2021, às 00h00 - Atualizado às 13h41

Em meio a tempestade de areia, Verstappen é o mais veloz a abertura das atividades no Bahrein; piloto da RBR também foi quem mais completou voltas no circuito de Sakhir

Max Verstappen liderou o primeiro dia de testes da pré-temporada no Bahrein, que teve início nesta sexta-feira em meio em condições adversas, já que o circuito de Sakhir foi tomado por uma tempestade de areia. Tempestade também foi o que aconteceu na garagem da Mercedes, que desde o início do dia sofreu com problemas de confiabilidade no carro de 2021.

O holandês da RBR fez 1m30s674 para se isolar na liderança, seguido diretamente por Lando Norris, em segundo, a +0s215 e por Esteban Ocon em terceiro, a +0s472. O melhor piloto da Mercedes foi Lewis Hamilton em 10º, com 1m32s912. Valtteri Bottas, que completou apenas seis voltas por causa de uma caixa de câmbio defeituosa, ficou em último (17º) com a marca de 1m36s850.

Confira todos os tempos abaixo:

Teste pré-temporada — Foto: Teste pré-temporada

Além do melhor tempo, Verstappen foi o piloto que mais aproveitou a pista para entender o carro ao completar 139 voltas. Ocon também maximizou o primeiro contato com o carro da Alpine e deu 129 voltas. Muitas equipes decidiram dividir o dia entre seus dois pilotos, mas mesmo assim foi a RBR de Verstappen o time que mais completou voltas nesta sexta.

Dias de luta

Logo em sua primeira volta, Valtteri Bottas precisou retornar aos boxes por uma quebra na caixa de câmbio do W12. A equipe preferiu trocar a peça por completo e o finlandês perdeu precioso tempo de pista, completando um total de seis voltas.

O heptacampeão Lewis Hamilton assumiu o cockpit à tarde, mas a situação não melhorou muito. Além da tempestade de areia, que deixou a pista escorregadia, o britânico precisou voltar algumas vezes aos boxes para ajustes no carro, completando 42 voltas – total de 48 para a Mercedes.

Especula-se que a equipe tenha pago um preço alto por não ter feito o chamado “shakedown” (checagem de funcionamento dos sistemas do carro na pista) antes de ir para o Bahrein, já que o teste poderia ter detectado a falha na caixa de câmbio antes da viagem para o Oriente Médio.

McLaren vai bem com novo piloto e motor Mercedes

O time de Woking teve duas estreias nesta sexta-feira: a de Daniel Ricciardo, contratado ainda em 2020, e a do motor Mercedes, que passou a equipar a equipe nesta temporada. E na parte da manhã do primeiro dia de testes, Ricciardo foi o mais veloz, além de ter completado 74 voltas (o tempo do australiano foi sendo superado à tarde e ele terminou na sétima colocação).

Norris assumiu o carro à tarde, superou e muito o tempo do companheiro, encerrando sua participação na abertura da pré-temporada com um sólido segundo lugar, a 0s215 de Verstappen. Lando completou 45 voltas, o que deu um total de 119 para a McLaren.

.

.

.

Fonte: GE – Globo Esporte.

internacional ESPORTE F1

Leia também