Maratonista Paulo Roberto garante vaga no Japão e, em live, aborda apoio, rivalidade e planos

O maratonista Paulo Roberto de Almeida Paula será um dos três representantes do Brasil na prova, nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Seu índice foi alcançado em

MARATONISTA -

Redação Publicado em 01/06/2021, às 00h00 - Atualizado às 10h13

Natural do Oeste Paulista, atleta é um dos três brasileiros garantidos na prova e deve realizar preparativos em Portugal, onde vive

O maratonista Paulo Roberto de Almeida Paula será um dos três representantes do Brasil na prova, nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Seu índice foi alcançado em fevereiro do ano passado, entretanto a vaga foi confirmada oficialmente neste final de semana, com o fechamento do ranking mundial. Daniel Nascimento e Daniel Chaves também se classificaram pelo país.

Paulo Roberto vai para sua terceira participação em Jogos Olímpicos, a terceira seguida. Em julho, o fundista completa 42 anos. Em Londres, em 2012, ele foi o oitavo colocado na maratona, enquanto em 2016, no Rio de Janeiro, foi o 15º colocado.

Assim que a confirmação oficial foi concretizada, o atleta fez uma transmissão ao vivo por meio de suas redes sociais. Porém não somente a alegria pela vaga virou tema. Na live, Paulo Roberto falou sobre o apoio aos fundistas (visto como pequeno); rivalidade; relembrou seu início no Oeste Paulista, sua terra natal; e ainda da agenda até o Japão.

Veja os principais pontos da live

Preparação: Paulo Roberto explicou que, a partir de agora, os treinos irão priorizar a tática necessária para que o arranque na reta final da prova esteja ideal. O atleta falou da satisfação com sua resistência para encarar os primeiros 30km dos 42km da maratona e destacou a necessidade de melhorar, visando a um bom desempenho nos últimos 12km.

Preparação parte 2: Um camping no Quênia foi descartado a princípio. O país africano tem sido destino de muitos fundistas, sobretudo pelo clima e altitude. Mas Paulo, que vive em Portugal, buscará meios para fazer um bom período de treinos por lá. Uma das ideias é levar seu irmão, Luiz Fernando, também ligado ao atletismo. A dupla nasceu em Pacaembu e cresceu na vizinha Irapuru, no Oeste Paulista.

Apoio: O maratonista aproveitou o momento comemorativo para deixar seu pedido de melhora em relação ao apoio aos fundistas do Brasil (atletas especializados nas provas de longa distância). E foi com base nessa necessidade que ele não desperdiçou a chance de agradecer aos patrocinadores que tem, principalmente portugueses. Paulo ainda aguarda para ser vacinado pela ação conjunta entre o governo brasileiro e entidades ligadas ao esporte olímpico.

Rivalidade (e pódio): O atleta também não perdeu a chance de rebater todo comentário acerca de uma eventual rivalidade entre os maratonistas do país. Ele ressaltou a qualidade de seus compatriotas que também estarão no Japão e vê o momento como uma grande possibilidade da maratona brasileira levar mais de um representante ao pódio (abaixo, veja na íntegra).

A cidade de Sapporo, na ilha de Hokkaido e a cerca de 1100km de Tóquio, será sede da maratona nos Jogos Olímpicos. A prova está marcada para o penúltimo dia do evento. As Olimpíadas começam em 23 de julho e terminam em 9 de agosto.

.

.

.

Fontes: Ge – Globo Esporte.

corrida ESPORTE

Leia também