Ingrid Oliveira chora após eliminação na primeira fase dos saltos ornamentais

O objetivo não foi alcançado. A saltadora brasileira Ingrid Oliveira foi eliminada na fase classificatória dos saltos ornamentais - plataforma 10m - na

INGRID OLIVEIRA -

Redação Publicado em 04/08/2021, às 00h00 - Atualizado às 11h19

O objetivo não foi alcançado. A saltadora brasileira Ingrid Oliveira foi eliminada na fase classificatória dos saltos ornamentais – plataforma 10m – na madrugada desta quarta-feira (tarde no Japão) ao receber 261.20 pontos depois de cinco rodadas no Centro Aquático de Tóquio. Ela terminou as Olimpíadas na 24ª colocação e saiu da água chorando.

Ingrid Oliveira é eliminada na fase classificatória dos saltos ornamentais — Foto: Getty Images/Toru Hanai

A chinesa Yuxi Chen se classificou em primeiro lugar, com 390.70 pontos. A próxima fase, com as 18 primeiras saltadoras, acontece a partir das 22h (de Brasília) desta quarta.

Ingrid começou bem a prova e terminou os três primeiros saltos entre as 10 primeiras colocadas. A classificação ficou ameaçada a partir do quarto salto, quando a brasileira caiu para o 14º lugar. No encerramento, a saltadora foi mal e recebeu sua menor nota, ficando fora da semifinal.

– São coisas que acontecem. Esporte é feito disso. Estou triste porque nos meus treinos eu acertei todos os meus saltos e eu sabia que tinha condições de fazer tudo igual. Na prova eu não consegui fazer o que eu vinha treinando. No quarto salto, que é meu melhor, não consegui perceber se saí forte ou fraco, e isso fez com que eu errasse bastante.

– Eu precisava muito acertar ele porque o último salto eu estava treinando há pouco tempo e todo mundo sabia disso. E aí a pressão ficou totalmente em cima dele, um salto novo, que eu tentei com todas as forças acertar, mas acabou que saí mais forte do que deveria e não consegui pontuação boa para passar para a semifinal – disse a brasileira.

Ingrid Oliveira chora após eliminação na primeira fase dos saltos ornamentais — Foto: Reprodução

O caminho até a segunda Olimpíada

Aos 25 anos, Ingrid atravessa a melhor fase de sua carreira e chegou a Tóquio depois de um título no Grand Prix de Bolzano, na Itália, no começo de julho. Sem a lesão no punho esquerdo que a acompanhava desde 2019 e na melhor forma técnica, a carioca esperava mais em sua segunda edição olímpica. Não deu.

Na Rio 2016, Ingrid terminou a prova da plataforma 10m em 22º lugar, sem avançar à fase final. Ela errou um salto decisivo e não conseguiu passar para a rodada seguinte. Recebeu mais atenção por se envolver com o canoísta Pepê Gonçalves. O relacionamento entre os dois na Vila dos Atletas gerou uma crise entre ela e a então parceira na prova sincronizada, Giovanna Pedroso.

Cinco anos depois, Ingrid viajou a Tóquio uma atleta mais madura depois de batalhar muito. No início de 2019, ela começou a trabalhar como ambulante para levantar dinheiro. Fotos da atleta vendendo guloseimas durante o Carnaval circularam nas redes.

Alguns meses depois, a brasileira agravou uma lesão no punho esquerdo e precisou sair do Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos de Gwangju, na Coreia do Sul. Com a pandemia e a falta de treinos e compromissos, Ingrid conseguiu recuperar o corpo e a confiança. A classificação olímpica veio em maio deste ano no evento-teste disputado no mesmo Centro Aquático das Olimpíadas.

Ingrid Oliveira em apresentação nos saltos ornamentais — Foto: Ramsey Cardy/Sportsfile/Getty Images

A eliminação em Tóquio

Ingrid Oliveira foi a penúltima a se apresentar no Centro Aquático, nesta quarta, e começou bem a prova, com um salto de dificuldade 3.2 – um duplo mortal e meio de costas com um parafuso e meio. A nota 65.60 deixou a brasileira na décima colocação entre 30 saltadoras.

Ingrid Oliveira pontua 65.60 no primeiro salto

No segundo salto, Ingrid apresentou um duplo mortal de costas com um parafuso e meio saindo de parada de mão e recebeu 64.00. A performance fez ela melhorar a colocação, fechando a segunda rodada em sétimo lugar.

Com dificuldade 3.0, a brasileira executou um bom salto na terceira rodada (triplo e meio mortal para frente na posição carpada), mas passou um pouco da vertical na entrada na água. Com a nota 57.00, Ingrid fechou a série na oitava posição.

Ingrid Oliveira pontua 57.00 no terceiro salto

O quarto salto rendeu nota 48.00 e fez Ingrid cair para o 14º lugar após um desequilíbrio na saída. Ela apresentou um triplo e meio mortal revirado na posição grupada. Foi aí que a classificação começou a desandar.

Ingrid Oliveira pontua 48.00 no quarto salto

Após três bons saltos, o inesperado aconteceu na rodada final. Ingrid encerrou a fase classificatória com uma nota bem abaixo do que tinha conseguido até então: 26.60. A brasileira errou na finalização do quinto salto e saiu da água chorando, já sabendo que se despediria dos Jogos.

Confira a participação de Ingrid Oliveira nos saltos ornamentais

Após a prova, o namorado de Ingrid, Yago Bezerra, postou um incentivo à saltadora nas redes sociais: “Não desista”.

Namorado de Ingrid Oliveira posta mensagem de força após eliminação da atleta em Tóquio — Foto: Reprodução

Classificadas para a semifinal feminina da plataforma 10m:

.

.

.

Fontes: Ge – Globo Esporte.

olimpíadas internacional ESPORTE

Leia também