Fartura de um, jejum do outro: Palmeiras empilha taças durante a atual fila do São Paulo

O São Paulo aposta suas fichas neste Campeonato Paulista para encerrar uma fila que já dura quase nove anos. Enquanto o período significa jejum para o

PALMEIRAS -

Redação Publicado em 20/05/2021, às 00h00 - Atualizado às 17h45

Choque-Rei vai decidir o título do Campeonato Paulista a partir desta quinta-feira

O São Paulo aposta suas fichas neste Campeonato Paulista para encerrar uma fila que já dura quase nove anos. Enquanto o período significa jejum para o Tricolor, é sinônimo de fartura para o Palmeiras, adversário na decisão, que começa a ser disputada nesta quinta-feira, às 22h (de Brasília), no Allianz Parque.

Em 2012, os dois clubes levantaram taças: o São Paulo foi campeão da Copa Sul-Americana em cima do Tigre-ARG, e o Verdão venceu o Coritiba na final da Copa do Brasil. Desde então, o Tricolor não deu uma nova volta olímpica.

Felipão com a taça da Copa do Brasil, conquistada pelo Palmeiras em 2012 — Foto: Marcos Ribolli

As duas temporadas seguintes foram complicadas para o Verdão. Em 2013, venceu a Série B do Brasileiro, mas vivia um período de grave crise financeira. Já em 2014, ano de seu centenário, correu risco de uma nova queda e, após se salvar na rodada final, iniciou a reformulação que pavimentou o caminho do atual sucesso.

Com aporte da Crefisa e o lançamento do Allianz Parque, o Verdão contou com a agressividade do então diretor Alexandre Mattos no mercado e ganhou mais uma vez a Copa do Brasil, em 2015, em cima do Santos. Era o início da consagração de um elenco comandado por Fernando Prass, Zé Roberto, Gabriel Jesus e Dudu.

Palmeiras campeão da Copa do Brasil 2015 — Foto: Cesar Greco / Ag Palmeiras

No ano seguinte, veio outra conquista, esta do Brasileirão, encerrando um período de 22 anos sem vencer o campeonato. Com os dois títulos nacionais em sequência, o Palmeiras traçava um novo alvo: o bicampeonato da Copa Libertadores.

Cuca e Fernando Prass no título brasileiro de 2016 — Foto: Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação

A competição continental não veio imediatamente, mas o Verdão voltou a ganhar o Brasileirão em 2018, ano em que o São Paulo chegou a liderar a competição, mas foi batido, inclusive no confronto direto no Morumbi, encerrando um tabu do Palmeiras de 16 anos sem vencer no estádio.

O ano de 2019 parecia promissor, mas acabou sem taças e gerou uma nova mudança no clube. Depois de investimentos elevados sem o resultado esperado, o Palmeiras trocou Mattos por Anderson Barros e decidiu contratar menos, usando a base.

Palmeiras conquista o Brasileiro de 2018 — Foto: Cesar Greco/Ag. Palmeiras

O resultado foi uma das temporadas mais vitoriosas da história do Palmeiras. Ainda em 2020, o Verdão levantou a taça do Paulistão, com Vanderlei Luxemburgo. Em 2021, já com Abel Ferreira, o clube, enfim, levantou a taça da Libertadores e depois ainda ganhou a Copa do Brasil.

Abel Ferreira, do Palmeiras, com a taça da Libertadores — Foto: Divulgação/Conmebol

O bicampeonato estadual, portanto, pode render o terceiro título para o Palmeiras apenas neste ano, dar sequência a uma era de glórias da equipe alviverde e ainda manter o rival em jejum.

Palmeiras x São Paulo terá transmissão da Globo, com narração de Cleber Machado e comentários de Caio Ribeiro, Casagrande e Salvio Spínola, e do SporTV e Premiere, com narração de Jota Júnior e comentários de Alexandre Lozetti, Roque Junior e Sandro Meira Ricci.

Palmeiras foi campeão Paulista em 2020 e defende o título agora — Foto: Marcos Ribolli

.

.

.

Fonte: Ge – Globo Esporte.

Palmeiras futebol DIARIO DE SAO PAULO SPDIÁRIO ESPORTE

Leia também