Distribuídas pelo Brasil, novas forças do vôlei querem surpreender na Superliga Masculina

Com a rotina nos ginásios voltando ao normal, com presença de público nas arquibancadas e um ciclo olímpico curto se iniciando, a Superliga Masculina de Vôlei

Distribuídas pelo Brasil, novas forças do vôlei querem surpreender na Superliga Masculina -

Redação Publicado em 23/10/2021, às 00h00 - Atualizado às 15h54

Fique de olho nos times de Natal, Goiânia e Guarulhos, que querem brigar pelo topo da tabela da competição, que começa sábado

Com a rotina nos ginásios voltando ao normal, com presença de público nas arquibancadas e um ciclo olímpico curto se iniciando, a Superliga Masculina de Vôlei traz novidades entre os clubes participantes. A competição ganhou um representante de peso no Nordeste, um estreante no Centro-Oeste, e uma nova força no Sudeste do Brasil.

Equipe de Natal, que deixou Taubaté na temporada passada, segue sob o comando de Carlos Weber — Foto: Divulgação

Natal ganhou um time para torcer: o atual bicampeão da Superliga se mudou de Taubaté para o Rio Grande do Norte e sofreu grandes mudanças no elenco para esta temporada – deixou de ter estrelas campeãs olímpicas, mas ainda tem no banco o técnico argentino Carlos Weber no comando. Ainda se adaptando à cidade, a equipe conta com o líbero Thales, o central Riad e o oposto Felipe Roque como principais jogadores.

Vai começar a temporada 2021/2022 da Superliga

– A adaptação foi muito boa. Claramente é uma estrutura completamente nova, que começa do zero. Mas tivemos uma recepção excelente, cidade maravilhosa e disposição total para tirar o melhor de todos. É um desafio para cada pessoa da equipe e para a cidade que recebe o bicampeão da Superliga – resume o treinador.

O líbero Thales também segue no elenco, e destaca a importância de uma equipe do Nordeste disputar a Superliga.

– Todas as pessoas da região com quem converso destacam que havia uma grande carência do esporte, pois o povo todos gosta muito do vôlei. Acho que pode ser uma porta de entrada para outros times virem para a região, criar raízes e trazer patrocinadores e público. Sempre que joguei aqui os ginásios estavam lotados e acho que tem tudo para dar certo – destaca Thales.

Com orçamento reduzido e sem grandes estrelas, o técnico não coloca Natal entre os favoritos nesta temporada.

– Temos um equipe jovem e competitiva e com muito potencial. Um grupo alto que com certeza tem muito para evoluir, e estou certo que isso vai acontecer. Não somos favoritos ao título, mas quero que sejamos protagonistas da primeira até a ultima rodada. Estamos trabalhando forte para isso – finaliza Weber.

Goiás está em festa. Pela primeira vez, um time do estado disputará a Superliga. O projeto, que tem como gestor o campeão olímpico Dante, tinha sede em Anápolis, mas fez uma parceria com a equipe de futebol do Goiás e se transferiu para Goiânia.

Dante comemora o feito do time ao disputar a principal liga de vôlei do Brasil.

– A expectativa é grande, é um desafio enorme. É uma equipe homogênea, com jogadores muito experientes e mais jovens, mas um time muito guerreiro. O técnico, Marcão, é o atual campeão da Superliga B e traz sua experiência. É importante fomentar o vôlei, estamos muito empolgados em representar nosso estado pela primeira vez – declara.

Outra equipe que ganhou destaque foi o jovem time de Guarulhos. No terceiro ano de projeto, a equipe comandada por Guilherme Novaes chegou à final do Campeonato Paulista e fez jogo duro com o Campinas, que acabou ficando com o título.

Um time aguerrido, liderado pelos experientes Sandro e Renato Pato, e que no Paulista teve como destaque o oposto Franco – que marcou 37 pontos no primeiro jogo da final do Estadual.

Levantador Sandro é um dos pilares do time de Guarulhos — Foto: Duda Bairros/Divulgação VVG

– Um segredo, que na verdade não é segredo, do nosso time é muito trabalho, todo mundo querendo aprender, todo mundo sabe escutar. E todo mundo acredita muito no que é passado pela comissão técnica. A gente tem um plano de jogo, segue firme o que a comissão técnica nos põe, e acreditamos muito. Estamos muito felizes pela colocação da equipe no Campeonato Paulista, que foi muito parelho e deixamos equipes muito qualificadas para trás – analisou o atleta.

Guilherme Novaes, técnico do Guarulhos — Foto: Duda Bairros/Divulgação

Guilherme Novaes, técnico da equipe, aponta Minas, Cruzeiro e Campinas como os favoritos ao título, mas promete que seu elenco vai dar trabalho nesta temporada.

– Nós temos uma equipe extremamente equilibrada, acreditamos demais no talento individual de cada um, mas acima de tudo na união, no trabalho e na determinação do nosso grupo. Foi assim que a gente alcançou essa tão desejada final do Campeonato Paulista. Nós temos uma mescla muito interessante de jogadores experientes e jovens valores, temos o Renato pato como jogador de muito equilíbrio, responsável pela sustentação da equipe no fundo de quadra. Temos um levantador extremamente vitorioso experiente, capaz de conduzir a equipe da melhor forma possível. Além disso temos o nosso posto, Franco que é um jogador de definição – declarou o técnico.

.

.

.

Globo Esporte

Vôlei brasil SPDIÁRIO DIÁRIOSP DIÁRIO DE S. PAULO DISTRIBUIDAS

Leia também