Olimpíadas

Conheça Ana Carolina Vieira, atleta da natação expulsa das Olimpíadas de Paris

Ana Carolina Vieira competiu na prova de revezamento 4x100 metros livre feminino

Conheça Ana Carolina Vieira, atleta da natação expulsa das Olimpíadas de Paris - Imagem: Reprodução/Twitter

Manoela Cardozo Publicado em 30/07/2024, às 13h25

No último domingo (28), a atleta Ana Carolina Vieira, de 22 anos, foi excluída da delegação da seleção brasileira das Olimpíadas de Paris.

Conforme o NSC Total, representante do Esporte Clube Pinheiros, de São Paulo, Ana Carolina competiu na prova de revezamento 4x100 metros livre feminino, onde a equipe brasileira terminou na 12ª colocação. Ela também estava escalada para participar da prova 4x100 metros medley, prevista para sexta-feira (02).

A exclusão de Ana Carolina se deu após ela e Gabriel Santos, outro atleta da delegação, terem deixado a Vila Olímpica sem autorização na noite de sexta-feira (26). Ambos foram inicialmente punidos com advertência, mas, conforme comunicado do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Ana Carolina reagiu "de forma desrespeitosa e agressiva", o que levou ao seu desligamento imediato da delegação. Gabriel Santos, por sua vez, manteve a punição de advertência.

Ana Carolina Vieira iniciou sua carreira na natação influenciada pelos pais, que são bombeiros. Já aos 22 anos, ela participou da sua segunda edição dos Jogos Olímpicos. A jovem atleta já havia se envolvido em outra polêmica no passado. Em maio do ano anterior, durante a premiação do Troféu Brasil, ela teria se envolvido em uma briga com a nadadora Jhennifer Conceição.

Segundo relatos, Ana Carolina reagiu a um comentário da adversária com um tapa e chegou a esfregar o rosto de Jhennifer em uma grade, sendo necessária a intervenção de terceiros para conter a situação. A trajetória de Ana Carolina inclui conquistas importantes, como a medalha de prata no revezamento dos Jogos Olímpicos da Juventude em Buenos Aires, em 2018.

Em 2021, ela também participou dos Jogos Olímpicos de Tóquio, competindo no revezamento. A decisão do COB de excluir Ana Carolina Vieira da delegação brasileira reflete a seriedade com que a instituição trata questões de indisciplina, especialmente em um evento de grande importância como as Olimpíadas.

REVEZAMENTO NADADORA EXCLUSÃO Polêmica Gabriel Santos Olimpíadas de Paris indisciplina delegação brasileira Comitê Olímpico Brasileiro Ana Carolina Vieira

Leia também