Companheiro de Ayrton Senna na Fórmula 1, Johnny Dumfries morre aos 62 anos

O ex-piloto Johnny Dumfries faleceu segunda-feira na Escócia aos 62 anos. Da nobreza britânica, era o sétimo Marquês de Bute e integrou o circo da Fórmula 1

Diário de São Paulo -

Redação Publicado em 23/03/2021, às 00h00 - Atualizado às 13h52

De nobre família britânica, o sétimo Marquês de Bute foi um dos pilotos da Lotus em 1986, ano do bicampeonato do francês Alain Prost

O ex-piloto Johnny Dumfries faleceu segunda-feira na Escócia aos 62 anos. Da nobreza britânica, era o sétimo Marquês de Bute e integrou o circo da Fórmula 1 em 1986, quando foi companheiro de de Ayrton Senna na Lotus. Segundo informações da imprensa inglesa, Dumfries lutava contra uma enfermidade não especificada pelos familiares.

John Colum Crichton-Stuart era o nome de batismo do antigo parceiro de Senna, que disputou somente a temporada de 86 na mais importante categoria do automobilismo mundial. O francês Alain Prost (McLaren) conquistou naquele ano o segundo de seus quatro títulos na F1. Dumfries disputou 15 provas, conseguindo como melhores colocações um 5º lugar no GP da Hungria e um 6º na Áustria. Senna terminou o campeonato em 4º lugar, atrás também do vice-campeão Nigel Mansell e de Nélson Piquet, ambos da Williams.

Tendo iniciado no kart, Johnny Dumfries chegou à Fórmula 1 após o bom desempenho na Fórmula 3 tanto europeia quanto inglesa, categorias nas quais corria paralelamente. Entre 1987 e 1991 disputou a tradicional 24 Horas de Le Mans, vencendo a edição de 1988 em parceria com o também britânico Andy Wallace e o holandês Jan Lammers, este que chegou a disputar 23 GPs na F1.

.

.

.

Fonte: GE – Globo Esporte.

internacional ESPORTE F1

Leia também