Como o Palmeiras pode aproveitar a última semana antes das finais da Copa do Brasil

As partidas contra Atlético-GO, nesta segunda-feira, e Atlético-MG, na quinta, pouco valem para o Palmeiras no Campeonato Brasileiro, mas as últimas duas

Palmeiras -

Redação Publicado em 22/02/2021, às 00h00 - Atualizado às 10h19

Verdão fecha Brasileirão com mais dois jogos e resolve pendências para enfrentar o Grêmio

As partidas contra Atlético-GO, nesta segunda-feira, e Atlético-MG, na quinta, pouco valem para o Palmeiras no Campeonato Brasileiro, mas as últimas duas rodadas podem ter algum valor para o time de Abel Ferreira pensando nas finais da Copa do Brasil contra o Grêmio.

O primeiro jogo da decisão do torneio mata-mata será no próximo domingo, dia 28 de fevereiro, em Porto Alegre. Ou seja, três dias depois após o encerramento do Brasileirão.

Com pouco tempo para treinar, Abel Ferreira pode aproveitar o período para fortalecer o elenco e observar variações antes dos jogos contra o clube gaúcho. Nesta segunda, o Verdão recebe o Atlético-GO no Allianz Parque, às 18h (de Brasília).

Ritmo de jogo para quem volta

No fim de semana, Zé Rafael e Gabriel Veron participaram do treinamento da equipe na Academia e estão mais próximos de retornar ao time. O meio-campista não entra em campo desde a derrota para o Tigres, no Catar, e o atacante foi ausência nos últimos sete jogos por causa de uma lesão muscular.

A dupla pode ser utilizada pela comissão técnica de Abel Ferreira no Brasileirão para recuperar ritmo de jogo antes das finais. Zé Rafael já treinou integralmente com o grupo, enquanto Gabriel Veron ainda participa de trabalhos físicos complementares.

Quem também vive situação semelhante é o atacante Wesley, que ficou no banco contra o São Paulo – ele não entra em campo desde o dia 5 de novembro, quando lesionou o joelho. Ele pode ganhar alguns minutos em campo.

Gabriel Veron na Academia de Futebol do Palmeiras — Foto: Cesar Greco / Ag. Palmeiras

Quem é o titular da lateral direita?

Com mudanças constantes no time, até como alternativa para enfrentar a maratona de jogos importantes nos últimos meses, Abel Ferreira pode mudar a lateral direita do Verdão.

Depois de ter Marcos Rocha como nome certo da sua equipe na conquista da Libertadores, o treinador deu chance para Mayke na disputa do terceiro lugar do Mundial de Clubes e contra o São Paulo – os palmeirenses tiveram força máxima em campo nestes dois jogos.

Gabriel Menino é opção para o setor, mas ele vinha sendo escalado no meio de campo e neste momento ainda se recupera de lesão. Por isso, os jogos contra Atlético-GO e Atlético-MG podem definir o titular da posição.

Mayke foi titular contra o São Paulo — Foto: Marcos Ribolli

Mudanças no meio de campo

Assim como Mayke na lateral direita, Felipe Melo e Patrick de Paula ganharam oportunidades na despedida palmeirense de Doha e no Choque-Rei da última sexta-feira.

O volante voltou a usar a braçadeira de capitão e pode ter novamente sequência no time titular depois de se recuperar de uma fratura no tornozelo esquerdo, sofrida em novembro.

Se a ideia for mantida para a Copa do Brasil, Danilo pode ficar como opção no banco de reservas. Outras opções para o setor são Gabriel Menino, hoje lesionado, e Zé Rafael, que voltou a treinar com bola depois de ser preservado das últimas partidas.

Felipe Melo atuou os 90 minutos do clássico contra o São Paulo — Foto: Marcos Ribolli

Melhor formação do ataque

O sistema ofensivo do Palmeiras tem duas posições garantidas: Rony como opção de velocidade pelo lado e Luiz Adriano como centroavante com liberdade para buscar o jogo fora da área. As outras alternativas ainda não são uma certeza.

Contra o Al Ahly e contra o São Paulo, Willian voltou ao time titular e completou o trio de ataque, mas vive momento de seca de gols – ele não marcou nas últimas nove vezes que entrou em campo.

Raphael Veiga e Willian comemoram gol do Palmeiras contra o Corinthians — Foto: Marcos Ribolli

Na armação, Raphael Veiga deve ser mantido na função de camisa 10, mas o atleta pode ganhar a concorrência de Gustavo Scarpa, que teve desempenhos elogiados recentemente por Abel Ferreira.

Sem Breno Lopes, que já jogou a Copa do Brasil pelo Juventude, Abel ainda espera para ter o retorno de Gabriel Veron e Wesley. Outra opção pode ser jogar com apenas dois atacantes e um meia, assim fortalecendo o meio de campo com Gabriel Menino ou Zé Rafael, se algum deles tiver condição.

.

.

.

Fonte: GE – Globo Esporte.

Leia também