Chefão da RBR admite: cláusula de desempenho pode permitir saída de Max Verstappen no fim do ano

Um dos pilotos mais badalados da Fórmula 1, Max Verstappen tem contrato com a RBR até o fim da temporada de 2023. Mas o consultor da equipe, Helmut Marko,

RBR -

Redação Publicado em 14/02/2021, às 00h00 - Atualizado às 10h11

Holandês tem contrato até o fim de 2023, mas se equipe não lhe entregar pacote capaz de brigar por vitórias e título, piloto poderia deixar time, por exemplo, rumo à Mercedes

Um dos pilotos mais badalados da Fórmula 1, Max Verstappen tem contrato com a RBR até o fim da temporada de 2023. Mas o consultor da equipe, Helmut Marko, admitiu que existe uma cláusula de desempenho que poderá permitir a saída do piloto caso não lhe seja dado um carro competitivo o suficiente para permitir que ele brigue por vitórias e títulos. Não é segredo que a Mercedes já teve sondagens ao holandês, que pode ser contratado quando Lewis Hamilton parar de correr.

– Sim, existe uma cláusula de desempenho. Não quero entrar em detalhes, mas diz mais ou menos que Max teria de competir por vitórias e pelo Campeonato Mundial por seus próprios méritos. Se ele pode fazer isso, seu contrato é prorrogado. Se não, ele seria livre – comentou Marko ao site “F1 Insider”.

Helmut Marko conversa com Max Verstappen — Foto: Getty Images

Segundo a mesma publicação, a cláusula estipula que o carro da RBR não poderia ser além de 0s3 por volta mais lento em média do que o carro mais veloz da Fórmula 1. Na temporada 2020, Verstappen conquistou uma pole position e venceu duas provas, mas nas classificações por vezes se colocou entre as Mercedes de Hamilton e Valtteri Bottas – largou cinco vezes na primeira fila.

Max chegou mesmo a ameaçar o vice-campeonato de Bottas e completou o ano apenas nove pontos atrás do finlandês. Em 17 corridas, o holandês subiu 11 vezes ao pódio, contando, além das duas vitórias, seis segundos lugares e três terceiros. Verstappen ainda marcou por três vezes a melhor volta da prova, o que no regulamento atual dá um ponto extra.

Verstappen à frente de Bottas e Hamilton no GP de Abu Dhabi — Foto: Getty Images

Max Verstappen estreou na F1 em 2015, pela STR (atual AlphaTauri). Em 2016, foi promovido para a RBR e conquistou uma vitória na estreia, na Espanha – o holandês se tornou o mais jovem vencedor de todos os tempos na categoria, com 18 anos, sete meses e 15 dias. Terceiro colocado nos últimos dois campeonatos, Max soma dez vitórias na carreira.

.

.

.

Fonte: G1 – Globo.

internacional ESPORTE F1

Leia também