Ranking QS

Brasil tem 97 universidades no ranking de melhores universidades da América Latina e do Caribe

Universidade de São Paulo lidera ranking; confira lista

Universidade de São Paulo lidera ranking; Confira lista - Imagem: Reprodução/Instagram @usp.oficial

Ana Rodrigues Publicado em 14/09/2023, às 09h32

A Universidade de São Paulo (USP), subiu para primeiro lugar do ranking (Quacquarelli Symonds) QS, das melhores universidades da América Latina e do Caribe. Outras 34 universidades brasileiras também melhoraram suas posições na lista. 

A USP tinha ficado em segundo lugar na última versão do ranking. A Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), que estava na quinta posição, subiu esse ano para terceira, segundo site da UOL

Ao todo, o Brasil colocou 97 universidades na lista, mais que qualquer outro país no ranking. Dessas universidades, 35 subiram na tabela e 31 desceram. As outras 31 universidades ficaram estáveis em sua classificação ou faixa. E, a partir da posição 150, as universidades são agrupadas por faixa de classificação. 

Lista das universidades que subiram no ranking:

Lista de universidades que desceram no ranking:

Universidades que manteram suas posições

Vendo a lista, pode-se observar que o Brasil tem 13 instituições as 50 melhores da América Latina e Caribe, onde 12 delas são públicas. 

O sucesso do Brasil é fundamentado no excelente conhecimento do corpo docente e pelo desempenho excepcional em pesquisa, tanto em termos de volume quanto de colaboração e qualidade", diz a QS.

E, ainda em comunicado, a Quacquarelli Symonds pontua.

A qualidade de seu corpo docente é evidenciada pelo número de professores com doutorado, no qual nove das 10 universidades com as maiores pontuações são brasileiras."

No critério produção científica/publicação por docente, as cincos principais são do Brasil. Considerando só a reputação acadêmica, o Brasil tem três das dez melhores de América Latina e Caribe. O país se destaca também no critério da rede internacional de pesquisa: seis no top 10.

A classificação é feita pela QS, utilizando cinco critérios básicos: impacto e produtividade da pesquisa, compromisso docente, empregabilidade, impacto online e internacionalização. 

Cada aspecto tem um peso na nota final. As notas são compostas por, reputação acadêmica da instituição (30% da nota), reputação do empregador (20%), proporção de docentes por aluno (10%), professores com doutorado (10%), rede internacional de pesquisa (10%), citações por artigo (10%), artigos por corpo docente (5%) e impacto na internet (5%).

USP Unicamp universidade pública Universidade privada

Leia também