Candidatos também devem justificar ausência na edição anterior para garantir gratuidade
Letícia Sales Publicado em 24/04/2026, às 13h19
Termina nesta sexta-feira (24) o prazo para solicitar a isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2026. A data também vale para os participantes que faltaram às provas de 2025 e precisam justificar a ausência para voltar a ter direito à gratuidade.
O pedido deve ser feito exclusivamente pela Página do Participante, utilizando o login da plataforma Gov.br. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) reforça que a isenção não é concedida automaticamente, mesmo para quem se enquadra nos critérios estabelecidos.
Têm direito ao benefício estudantes matriculados no 3º ano do ensino médio em escolas públicas em 2026, além de alunos de toda a rede pública ou bolsistas integrais da rede privada com renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa. Também podem solicitar a gratuidade pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) e beneficiários do programa Pé-de-Meia.
Para os candidatos que faltaram ao Enem 2025, a justificativa é obrigatória. O Inep exige documentos comprobatórios válidos, como boletim de ocorrência em casos de imprevistos ou certidões específicas, desde que estejam legíveis e dentro dos formatos permitidos (PDF, PNG ou JPG, com até 2MB). Documentos autodeclaratórios não serão aceitos.
Os resultados dos pedidos de isenção serão divulgados no dia 8 de maio. Quem tiver a solicitação negada poderá apresentar recurso entre os dias 11 e 15 de maio, com resultado final previsto para 22 de maio.
Principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, o Enem é utilizado em programas como o Sisu, o Prouni e o Fies. Mesmo com a isenção aprovada, o candidato deverá realizar a inscrição posteriormente, em período que ainda será divulgado pelo Ministério da Educação.