Fuvest 2021: 2ª fase começa neste domingo com prova de português e redação

A segunda fase do vestibular da Fuvest 2021 começa neste domingo (21) com a prova de português e redação. No total, 33 mil candidatos aprovados na primeira

Fuvest -

Redação Publicado em 21/02/2021, às 00h00 - Atualizado às 09h19

Prova deste domingo (21) é de português e redação; na segunda-feira (22), os estudantes fazem as provas de disciplinas específicas. Edição do vestibular teve atraso de mês de atraso por conta da pandemia.

A segunda fase do vestibular da Fuvest 2021 começa neste domingo (21) com a prova de português e redação. No total, 33 mil candidatos aprovados na primeira fase disputam 11.147 vagas na Universidade de São Paulo (USP).

Os portões serão abertos ao meio-dia e a prova começa às 13h. O exame tem quatro horas de duração, mas os candidatos só estão liberados para sair da sala a partir das 16h.

Na segunda-feira, os estudantes fazem as provas de disciplinas específicas, de acordo com a carreira escolhida. (Veja abaixo o que levar)

Segunda fase da Fuvest acontece neste domingo (21)

A 1ª fase da Fuvest foi realizada em 10 de janeiro com um mês de atraso por conta da pandemia do coronavírus. Cerca de 130 mil candidatos participaram de um esquema especial para a prevenção da Covid-19. Por causa da pandemia, o exame foi aplicado em 148 locais neste ano, contra 88 em 2020. Foram 90 questões de conhecimentos gerais e múltipla escolha.

Exame com protocolos

A pandemia do coronavírus trouxe mudanças ao vestibular, começando pelo próprio calendário. A Fuvest considerou que deveria dar mais oportunidade para que os candidatos se preparassem para o exame após um ano letivo fora das salas de aula, e a prova, que estava prevista para novembro, foi adiada para este início de 2021.

O conteúdo da prova também foi alterado, e o foco estará nos aprendizados do primeiro e do segundo ano do ensino médio, o que não significa que a prova será mais fácil ou que não vão cair assuntos que seriam abordados no terceiro ano.

A dinâmica da prova também vai sofrer alterações: os candidatos não poderão comer dentro da sala de aplicação de prova. Se quiser comer, deverá pedir permissão ao fiscal e se alimentar em um local demarcado pela coordenação da escola. No entanto, o tempo que o candidato gastar com sua alimentação não será reposto no tempo total da prova.

O uso de máscara também será obrigatório. O único momento em que ela poderá ser retirada é para beber água e durante o reconhecimento facial. Durante a prova, um fiscal irá passar na sala com um tablet para fazer o reconhecimento.

Veja as recomendações da Fuvest

Ao chegar no local de prova:

Ao chegar na sala de aplicação de prova:

Durante a prova:

Estudante não deve ir ao local de prova em caso de:

O que levar

ATENÇÃO: É proibido utilizar boné, relógio e aparelhos eletrônicos. O celular deverá ser desligado e colocado no envelope que será fornecido antes da prova.

Veja os 10 cursos mais concorridos da Fuvest 2021

  1. Medicina (São Paulo) – 154,6 candidatos por vaga
  2. Medicina (Ribeirão Preto) – 129,1 candidatos por vaga
  3. Medicina (Bauru) – 78,4 candidatos por vaga
  4. Psicologia (São Paulo) – 78,1 candidatos por vaga
  5. Relações Internacionais – 55,3 candidatos por vaga
  6. Curso Superior do Audiovisual – 46,4 candidatos por vaga
  7. Ciências Biomédicas – 45,5 candidatos por vaga
  8. Medicina Veterinária – 43,8 candidatos por vaga
  9. Psicologia (Ribeirão Preto) – 41,9 candidatos por vaga
  10. Design – 38,1 candidatos por vaga

Calendário

.

.

.

Fonte: GE – Globo Esporte.

educação DIARIO DE SAO PAULO SPDIAIRO

Leia também