Governo lança diretrizes de programa para incentivar redução de consumo de energia na indústria

O governo publicou nesta segunda-feira (23) uma portaria com as diretrizes para o programa que incentivará grandes consumidores, como a indústria, a

Governo lança diretrizes de programa para incentivar redução de consumo de energia na indústria -

Redação Publicado em 23/08/2021, às 00h00 - Atualizado às 15h50

Objetivo é que os grandes consumidores reduzam o consumo de energia no horário de pico, quando há maior demanda. Operador do Sistema já alertou para dificuldades de fornecimento em novembro.

O governo publicou nesta segunda-feira (23) uma portaria com as diretrizes para o programa que incentivará grandes consumidores, como a indústria, a economizarem energia elétrica em troca de uma compensação financeira.

A portaria foi publicada em edição extra do “Diário Oficial da União” (DOU) desta segunda. O programa será válido até 30 de abril de 2022.

O objetivo é que os grandes consumidores reduzam o consumo de energia no horário de pico, quando há maior demanda por eletricidade.

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) prevê dificuldades para atender a demanda de energia do país em outubro e, principalmente, novembro.

São três os principais motivos:

Se não houver redução de consumo nos horários de pico, especialistas apontam que há risco de sobrecarga no sistema, deixando o país mais vulnerável a blecautes pontuais. O governo nega risco de apagão.

“As diretrizes permitem que o setor industrial participe e dê importante contribuição para a garantia da segurança do fornecimento de energia elétrica, nesse momento em que a escassez hídrica impõe grandes desafios para o atendimento da demanda de energia elétrica no país”, disse o Ministério de Minas e Energia em nota.

.

.

.

.

G1

economia SPDIÁRIO ENERGIA ELETRICA

Leia também