Diário de São Paulo
Siga-nos
Saúde

Casos de febre Oropouche aumentam no Brasil

Em 2024, foram registrados 3.161 casos da doença, em comparação com 832 casos ao longo do ano passado

Casos de febre Oropouche aumentam no Brasil - Imagem: reprodução freepik
Casos de febre Oropouche aumentam no Brasil - Imagem: reprodução freepik

Lillia Soares Publicado em 27/03/2024, às 15h59


O Ministério da Saúde está acompanhando um aumento gradual nos casos de febre Oropoucheno Brasil, especialmente na Região Norte. Em 2024, foram registrados 3.161 casos da doença, em comparação com 832 casos ao longo do ano passado.

A maioria dos casos de febre Oropouche está concentrada no Amazonas (2.462), seguido por Roraima (590), Acre (68), Pará (23) e Rondônia (18).  Conforme informa o portal Agência Brasil, as faixas etárias mais afetadas são entre 30 e 39 anos, entre 20 e 29 anos, e entre 40 e 49 anos.

"A pasta está investigando o que chamamos de 'rumor' na Região Nordeste - pelo menos um caso ainda não confirmado da doença. 'Estamos analisando e entrando em contato com o município', explicou a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel.

“Estar atentos a mudanças que podem estar ocorrendo', complementou."

A febre Oropouche é transmitida por mosquitos, principalmente pelo Culicoides paraensis e pelo Culex quinquefasciatus, conhecidos popularmente como maruim. Os sintomas são bastante semelhantes aos da dengue e geralmente duram de dois a sete dias. Eles incluem febre repentina, dor de cabeça forte, dor nas costas e na lombar, além de dores nas articulações.

Vale ressaltar que em fevereiro, o Ministério da Saúde enviou uma equipe ao Acre para revisar casos que haviam sido registrados como dengue, mas que, na verdade, poderiam ser de febre Oropouche. Além disso, no início de janeiro, o estado declarou emergência em saúde pública devido a um aumento significativo de casos de dengue.

Compartilhe  

últimas notícias