Diário de São Paulo
Siga-nos
Vacinação

São Paulo amplia vacinação contra HPV para jovens até 19 anos

Dose única garante imunização contra o vírus que pode causar câncer

São Paulo amplia vacinação contra HPV para jovens até 19 anos - Imagem: Reprodução/Freepik
São Paulo amplia vacinação contra HPV para jovens até 19 anos - Imagem: Reprodução/Freepik

Gabrielly Bento Publicado em 03/05/2024, às 19h44


A partir desta sexta-feira (3), a Prefeitura de São Paulo ampliou a faixa etária para a vacinação contra o HPV. Agora, jovens entre 15 e 19 anos que ainda não tomaram a vacinapodem se imunizar gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e AMAs/UBSs Integradas do município.

De acordo com o G1, anteriormente, o imunizante era recomendado apenas para crianças e adolescentes entre 9 e 14 anos, que ainda fazem parte do esquema vacinal, sendo aplicado em duas doses. Agora, o imunizante será administrado em dose única.

A medida visa aumentar a cobertura vacinal e prevenir o vírus, que pode causar diversos tipos de câncer, inclusive o de colo do útero e verrugas genitais. O HPVé altamente transmissível por meio do contato sexual e pode afetar tanto homens quanto mulheres.

Ainda segundo informações do G1, há uma década, a cidade de São Paulo implementou a vacina contra o HPV, tendo aplicado mais de dois milhões de doses. A cobertura na faixa etária de 9 a 14 anos é de 72,41% entre as meninas e de 43,37% entre os meninos. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, em consonância com o PMI, é de 80%.

Para receber a vacina, os jovens devem apresentar o RG e o cartão do SUS. As UBSs operam de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Compartilhe  

últimas notícias